Talatona - Mais de 200 crianças do munícipio de Talatona, Luanda, foram capacitadas, terça-feira, sobre a "Importância do Satélite no Combate às Mudanças Climáticas", no âmbito da Semana Mundial do Espaço 2024, que decorre de quatro a 10 deste mês.
Promovido pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN), o evento marcou a abertura de um ciclo de palestras nas instituições de ensino da capital do país e reuniu alunos da escola "Pedalé", que tiveram a oportunidade de reforçar as competências sobre noções básicas em áreas que envolvem a tecnologia espacial.
Os alunos foram informados sobre programação robótica, lixo espacial e consequência para os tempos actuais, a fim de os preparar para fazerem diversas apresentações em eventos principais.
Ministrado por especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN), a seminário está a decorrer sob o tema "Benefícios dos investimentos em tecnologia espacial para sustentabilidade".
Ao engenharia electrónica em telecomunicações Bruna Marte disse que passou às crianças noções sobre mudanças climáticas.
“Apresentamos diversas versões de foguetes, um modelo do Sputnik totalmente electrónico, e os alunos fizerem uma réplica do sistema solar”, referiu.
Por sua vez, o oficial de recursos humanos da Nestlé Angola, Gaspar Manuel, disse que a iniciativa faz parte do programa da Nestlé que tem como objectivo impactar mais de seis mil crianças em termos de Sustentabilidade Ambiental e Empregabilidade.
O certame tem como objectivo capacitar crianças de várias escolas angolanas, academias, centros de pesquisas em matéria espacial e tem como visão transformar as crianças em pequenos cientistas ou técnicos profissionais de tecnologia da informação.VS/MAG