Uíge - Cinquenta expositores das províncias do Uíge e de Luanda estão desde hoje, sexta-feira, nesta cidade, a apresentar diversas soluções tecnológicas, na terceira edição da Feira de Inovação Tecnológica (FIT) 2024.
No evento, que decorre sob o lema “As TICs como uma das principais ferramentas pedagógicas para a melhoria do processo de educação e ensino”, estão a ser apresentados 35 projectos de 50 inventores das duas províncias.
Numa iniciativa do Centro Tecnológico do Uíge, Governo Provincial e parceiros, a FIT 2024, vai apresentar soluções tecnológicas dos projectos dos sectores de educação, agricultura, electricidade, saúde, indústria, energia renovável, telecomunicações electrónicas, entre outras áreas.
Na abertura, o director do Centro Tecnológico do Uíge, Virgílio Cordeiro, disse que a FIT/2024 promove a partilha de conhecimento, contribuir na divulgação e promoção das várias invenções tecnológica de forma a promover e dar mais credibilidade às instituições.
Virgílio Cordeiro reconheceu que as tecnologias nos dias de hoje revoluciona o mercado e torna-o mais competitivos.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, João Pelinganga, frisou que a FIT 2024 visa a descoberta de novos talentos, fomentar o auto emprego e o uso das tecnologias no seio das famílias.
Desta forma, reiterou o apoio do governo local para a contínua realização de actividades viradas às TICs para o desenvolvimento da província.
Já o director geral adjunto do INFOSI, Marcos Damião, realçou o evento permite a troca de experiências de conhecimentos sobre os projectos que podem marcar impacto positivo na província, em particular, e no país, em geral.
O responsável considerou que a feira vai oferecer o crescimento e desenvolvimento das iniciativas tecnológicas na resolução dos problemas sociais, económicos e na criação de emprego e promoção da inclusão digital.
O certame que tem a duração de dois dias, vai abordar temas como ” importância das TICs no processo da educação e ensino”, o “ impacto das TICs na transformação dos produtos agrícolas”, “ impacto das redes sociais nas nossas vidas”, entre outros. EPP/NM/PBC