Luanda - A 14.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL 2023) começa na quinta-feira, 07, em Luanda, com o objectivo de expandir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em diversos estratos sociais.
O certame, com duração de três dias, visa ainda demonstrar à sociedade e às empresas das TIC as habilidades adquiridas pelos alunos do Instituto de Telecomunicações (ITEL), com a apresentação do potencial empreendedor das novas startups, geradas a partir dos projectos a expor.
Segundo uma nota de imprensa, a que ANGOP teve acesso, esta edição tem como lema "Inovação Tecnológica, ao Serviço da Segurança Rodoviária", inspirado na visão da União Internacional de Telecomunicações (ITU – sigla em inglês).
Organizada pelo ITEL e com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), este ano são esperados mais de quatro mil visitantes, 80 expositores e 40 projectos.
Estão ainda previstos mais de 20 oradores e a participação de 10 empresas, igual número de exposição de startups, realização de 10 palestras e ofertas de cinco minicursos.
O informe explica que o evento assenta sobre três pilares fundamentais, nomeadamente a criatividade e inovação, experiência do participante e a transformação de ideias em produtos/soluções.
A FITITEL 2023, além de ser a montra das experiências e competências dos alunos do ITEL, é também um ponto de convergência entre tecnologia, entretenimento e empreendedorismo.
A nota espelha que o acto contará com espaço criador, onde, “a imaginação ganha vida. Aqui, mentes criativas se reúnem para experimentar, prototipar e materializar ideias que podem moldar o futuro”.
Terá, igualmente, a exposição de startups lideradas por ex-alunos do ITEL para destacar o sucesso e o potencial dos projectos fundados por estes, demonstrando a aplicação prática do conhecimento adquirido e representar o dinamismo do ecossistema empreendedor da instituição.
A FITITEL é um evento anual organizado pelo Instituto de Telecomunicações, que há mais de uma década tem proporcionado uma plataforma para a exposição de conquistas académicas.
Originariamente conhecida como "Feira do ITEL", a celebração evoluiu em 2010 para a Feira de Inovação Tecnológica do ITEL, marcando um ponto crucial ao ser apresentada na Praça da Independência.AC