Caxito – A governadora do Bengo, Maria Nelumba, afirmou hoje, quarta-feira, que o programa do Executivo, 2022/2027, visa ter um sector de Ciência, Tecnologia e Inovação mais dinâmico e estruturado.
Ao intervir no acto de abertura da Feira Tecnológica, Empreendedorismo e Diversificação (TED), disse que o objectivo é estimular a criação e difusão do conhecimento em articulação com um ecossistema de inovação e empreendedorismo orientado para o mercado, capaz de atrair e reter talentos na perspectiva de tornar eficiente o Sistema Nacional de Ciência.
No seu entender, a feira cria condições propícias para promover, de forma integrada e holística, o conhecimento em ciências e tecnologias, a importância do empreendedorismo e o desenvolvimento da formação pessoal e social.
Na opinião da governante, as feiras de ciências trazem benefícios para alunos e professores e mudanças positivas no trabalho.
As mudanças referem-se ao crescimento pessoal, a ampliação dos conhecimentos e da capacidade comunicativa, o desenvolvimento da crítica e o exercício da criatividade que conduz à apresentação de inovações pelos participantes.
Pediu aos estudantes para reconhecerem a feira como um espaço de amadurecimento e de preparação de forma rigorosa de “um homem novo” capaz de responder aos principais desafios do país.
O director provincial da Educação, Manuel Fernando, disse que o evento visa criar oportunidades para que os estudantes e demais participantes apresentem os seus projectos à comunidade e incentivem a pesquisa científica através da ciência.
A feira TED conta com a participação de todas as escolas do 2º ciclo do ensino secundário, escolas técnicas, magistérios, empresas startups e expositores singulares na área do empreendedorismo e diversificação.
A Feira Tecnológica, Empreendedorismo e Diversificação é uma organização do Grupo Feira TED – Edições Pro, no âmbito do projecto de educação para ciência, tecnologia, inovação e diversificação, em parceria com o Gabinete Provincial da Educação. CJ/IF