Lubango - Quatro estudantes da 12ª Classe do curso de Energias e Instalações Eléctricas, na especialidade de Electricidade, do Instituto Médio Politécnico da Humpata (IMPH), criaram um projecto inovador de controlo da presença do professor na sala de aula.
Trata-se de um painel constituído por quatro sinalizadores, a ser instalado na sala de professores, cujo acesso será mediante a utilização de um cartão, que deve se passado no mesmo e que autentica a presença do docente.
Se o professor demorar a passar o seu cartão, o sistema automaticamente marca falta, além de a tecnologia dispor de um temporizador que indica a hora do intervalo, de acordo com a estudante Criston Kativa, uma das integrantes do grupo.
Em declarações à ANGOP, à margem da apresentação do projecto na 7ª Edição da Feira Agro-Industrial do município da Humpata, que marcou as celebrações dos 142 anos da municipalidade, explicou que naqueles casos em que o professor excede o tempo de aula, o painel alerta para o tempo excessivo.
Destacou que a criação do mesmo painel, tem como objectivo, reduzir as ausência dos professores nas salas de aulas e permitir que as unidades curriculares programadas sejam cumpridas na íntegra e ao alunos a terminar os cursos com perfil de saída aceitável e contribuir para o sucesso do sistema de Educação no país,
Destacou que o painel está interligado com um sistema de controlo de computação, que quando o professor faltar e não justificar as faltas em 48 horas, sofrerá um desconto automático no seu ordenado.
O Instituto Médio Politécnico da Humpata, fundado em 2008 e instalado no município que dista a 22 km da sede capital huilana, é uma escola técnica propriedade do Ministério da Educação e nele são formados estudantes nas áreas de construção civil, energia e instalação eléctrica, informática, electrónica e telecomunicações, energia renováveis e gestão ambiental. BP/MS