Lubango – Um aplicativo para telefones denominado “Mobile Wawa”, que visa facilitar a mobilidade e o acesso aos transportes públicos, foi criado pelo estudante 5º ano do curso de engenharia informática do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) do Lubango, Júlio Caiombo.
Trata-se de um aplicativo em que o usuário pode saber em tempo oportuno a hora, os minutos e a localização precisa do transporte público e que trajecto vai seguir.
Falando hoje, sexta-feira, à ANGOP, nesta cidade, a propósito da criação do aplicativo, o estudante afirmou que vai funcionar em duas plataformas, nomeadamente, para Android e IOS.
Fez saber o aplicativo permite ao interessado monitorar qualquer irregularidade e até identificar o motorista em serviço, por isso constitui um ganho na facilitação da mobilidade urbana.
A tecnologia foi desenvolvida em três meses e teve em conta a densidade populacional nas zonas urbanas, a carência de transportes públicos para atender à demanda e à gestão de tempo por parte da população, que tornou-se um desafio quotidiano.
Exemplificou que um estudante caso necessite de um autocarro, que estará acoplado ao sistema de rede, terá como medir o seu tempo para alcançar o meio.
Afirmou que, dentro de dias o projecto será apresentado ao Gabinete Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana para estabelecer parcerias com os operadores.
O Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana controla 86 autocarros que actual em nove rotas do Lubango, Chibia e Humpata. JT/MS