Mbanza Kongo – A comuna da Serra da Kanda, situada a 45 km a Sul da sede municipal do Cuimba, província do Zaire, vai nos próximos dias contar com serviços do Conecta Angola.
A informação foi avançada esta terça feira á ANGOP, pela administradora municipal do Cuimba, Isabel Fineza Queba, afirmando que decorre, neste momento, o ensaio dos equipamentos instalados na sede comunal.
A gestora considerou de “histórica” a implantação, pela primeira vez, de sistema de comunicações por via satélite na comuna montanhosa da Serra da Kada, augurando que o projecto seja também extensivo às comunas do Buela e Luvaka.
Esta é a segunda comuna da província do Zaire a beneficiar do serviço do Conecta Angola.
A primeira foi a comuna de Madimba, localizada a 60 km a Sul da cidade de Mbanza Kongo, ligada ao mundo nos primeiros meses do ano em curso.
A administradora falou do impacto do Conecta Angola não só para a vida das populações locais, como também na melhoria da prestação dos serviços públicos a nível desta parcela do território nacional.
com uma extensão geográfica de 595 km2, a comuna da Serra da Kanda tem uma população estimada em mais de 11 mil habitantes.
O Conecta Angola é um serviço suportado pelo Angosat-2, um satélite lançado a 12 de Outubro de 2022, disponível a oferecer serviços de telecomunicações a nível nacional e regional.
Com objectivo de levar o acesso à internet nas áreas remotas e carentes, o Conecta Angola serve para reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das pessoas nestas regiões. DA/JL