Talatona – A área da cibersegurança mereceu destaque durante a reunião técnica dos pontos focais dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada hoje, terça-feira, em Luanda.
Segundo o director de cooperação da CPLP, Manuel Lapão, em declarações à imprensa, uma outra área que irá privilegiar o trabalho futuro da organização é a de protecção de dados.
De acordo com Manuel Lapão, esta reunião serviu para tentar perceber como é que a CPLP se pode enquadrar na agenda internacional sobre comunicações e o que os estados membros podem oferecer em termos de contribuição numa perspectiva de partilha e de cooperação, por ser reconhecido que as comunicações nunca se processaram numa velocidade tão grande como na actualidade e por vias cada vez mais digitais e electrónicas.
Manuel Lapão disse ainda que este encontro preparatório da reunião de ministros da próxima sexta-feira passou em revista aspectos ligados a Agenda Digital para a CPLP, um instrumento aprovado em 2018 na reunião de ministros realizada em Malabo (Guiné Equatorial) e ratificado pela Conferência de Chefes de Estado e de Governo quando Cabo Verde assumiu a presidência da CPLP, em 2018.
A reunião de Ministros das Comunicações da CPLP, constituída pelos ministros e secretários de estado dos nove estados membros é realizada de dois em dois anos, essencialmente voltada às acções de concertação e cooperação nos sectores em que são responsáveis.KAM/MAG.