Uíge – O Centro Tecnológico do Uíge poderá realizar, no sábado (19), na cidade do Uíge, a primeira edição da Feira de Inovação Tecnológica, iniciativa que visa descobrir talentos no ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na região.
A exposição, que vai juntar mais de 16 expositores das províncias do Uíge e de Luanda, poderá servir para a troca de experiências entre os participantes, visando fomentar o auto-emprego na região.
O director do Centro Tecnológico do Uíge, Virgílio Cordeiro João, que falava à margem da visita do Secretariado Provincial da Sociedade Civil, disse que a feira poderá incentivar a juventude na descoberta de várias opções de investimentos no ramo das TICs.
Visitado recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, o centro, em funcionamento desde Dezembro de 2021, já lançou no mercado de trabalho 125 finalistas nos diversos cursos ligados às TICs, sendo 27 com certificações internacionais.
O também responsável da Associação de Jovens Voluntários, Empreendedores de Engenharia Informática do Uíge (AJEEIU), Virgílio Cordeiro João, perspectivou a formação de mil jovens, até ao final deste ano, tendo acrescentado que decorrem a formação de 90 jovens.
Localizado na cidade do Uíge, a instituição possui cinco salas de treinamento equipadas e 13 incubadoras para instalar 12 empresas que pretendem prestar serviços naquele espaço.