Talatona – As candidaturas para a 1ª edição do Prémio Nacional de Ciências e Inovação começam às 12 horas do dia 14 deste mês de Setembro e vão até 14 de Outubro, informou, hoje, o próprio Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).
A iniciativa do referido departamento ministerial visa reconhecer e valorizar o trabalho de excelência realizado por investigadores, inventores e inovadores angolanos, sendo que as candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para pn.ciencia2024@mescti.gov.ao.
A premiação, com um valor total de 82 milhões e 500 mil kwanzas, inclui diversas categorias científicas e tecnológicas, como o "Prémio Nacional de Ciência", "Inovação", "Invenção", "Carreira", "Mulher Cientista", "Jovem Cientista", "Inovador" e "Jovem Inventor".
O anúncio foi feito pela secretária de Estado para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Alice de Ceita e Almeida, esclarecendo que podem participar angolanos, tanto residentes no país quanto no estrangeiro, bem como estrangeiros residentes no país, sejam eles activos ou reformados.
Em conferência de imprensa, em Luanda, a secretária disse que o maior prémio é o Nacional de Carreira, cujo primeiro classificado receberá 12 milhões de kwanzas, o segundo seis milhões, e o terceiro quatro milhões de kwanzas.
Para os prémios Nacional de Ciência, de Inovação, de Invenção e Mulher Cientista, os valores serão de seis milhões de kwanzas para o primeiro classificado, três milhões para o segundo, e dois milhões para o terceiro.
Já para os prémios de Jovem Cientista, Inovador e Jovem Inventor, o primeiro classificado receberá três milhões de kwanzas, o segundo um milhão e meio, e o terceiro um milhão de kwanzas.
De acordo com Alice de Ceita e Almeida, as categorias destinam-se a premiar contribuições significativas nas áreas de Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologias, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Sociais, Humanidades e Artes.
O prémio Mulher Cientista, em particular, visa impulsionar o aumento da participação das mulheres nas áreas das ciências.
As candidaturas serão avaliadas com base em critérios como qualidade científica e complexidade do trabalho, originalidade, carácter inovador, relevância e impacto científico, económico, social ou ambiental do trabalho.
A publicação das candidaturas seleccionadas está prevista para o dia 29 de Outubro, e a avaliação dos trabalhos apurados para premiação será concluída até 29 de Novembro de 2024.
De acordo com a secretária de Estado para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), a cerimónia de atribuição dos prémios e das menções honrosas está agendada para o dia 13 de Dezembro deste ano.
Por sua vez, o director nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, António de Alcochete, prevê um número significativo de candidatos de todo o país, tanto do ensino superior quanto da investigação científica e inventores.
Informou ainda que a mesa do júri será composta por dez pessoas e presidida pelo professor-doutor José Octávio Serra Van-Dúnem.
O Prémio Nacional de Ciência e Inovação foi instituído pelo Decreto Executivo nº 116/24, de 24 de Maio de 2024, com o objectivo de estimular e reconhecer a contribuição dos investigadores e inventores para o desenvolvimento sustentável de Angola.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Governo angolano com a promoção da ciência, tecnologia e inovação como pilares essenciais para o progresso do país, porquanto, o formulário de candidatura está disponível na página web www.ciencia.ao.
A 1ª edição do prémio é coordenada pelo director-geral da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), Mário Fresta.
GIZ/MDS