Luanda - O Cabo Submarino 2África aterrou, este domingo, na orla marítima do município de Cacuaco, em Luanda, numa cerimónia orientada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira.
O cabo proveniente de Londres vai girar o continente africano e regressa em Londres em Abril do próximo ano para entrar em funcionamento.
Além do ministro, o evento contou com a presença da ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, e do presidente do Conselho de Administração da Unitel, Aguinaldo Jaime.
A 2África é um consórcio com a Vodafone, WIOCC, China Mobile International, MTN, Orange, Telecom Egypt, STC e a Meta (Facebook) e foi projectado para fornecer conectividade internacional contínua para aproximadamente 3 biliões de pessoas, representando 36% da população global, e conectando três continentes: África, Europa e Ásia.
O projecto de cabo submarino visa aumentar significativamente a capacidade, qualidade e disponibilidade de conectividade de internet entre África e o resto do mundo.
A UNITEL é o único operador angolano que associou-se ao consórcio, sendo responsável pela criação de condições de amarração e de operação da ligação do cabo 2África a Angola.
Através da sua rede nacional de fibra, a operadora poderá fornecer o acesso ao 2África aos operadores de telecomunicações nacionais e a operadores de países vizinhos, como da Zâmbia, República Democrática do Congo e da Namíbia.HEM/VM