Luanda – Mais de três mil jovens beneficiaram, nos últimos meses, de formação intensiva na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no âmbito de um protocolo entre a multinacional chinesa Huawei e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), soube, esta sexta-feira, a ANGOP.
A informação foi avançada pelo gestor de produtos da Huawei, Felizberto Njele, adiantando que o projecto abrange na sua maioria estudantes das 18 províncias do país e visa contribuir no desenvolvimento técnico e tecnológico do país, através da formação e capacitação de jovens talentos e especialistas angolanos.
De acordo com o responsável, que falava no âmbito da 4ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC-2024), o programa prevê capacitar cerca de 10 mil jovens.
“Com este programa, pretendemos que os jovens conheçam as últimas tecnologias lançadas no mundo, tendo, assim, a possibilidade de ter um currículo rico para poderem ingressar no mercado de trabalho. Esta é a nossa visão, este é o nosso compromisso para o futuro”, salientou.
A ANGOTIC 2024 decorre até ao próximo sábado (15), no Centro de Convenções Talatona, sob o lema "Digitalizar, conectar e inovar", com a participação de 125 startups e 70 empresas expositoras, além de 170 intervenientes, entre prelectores e oradores, dos quais 65 estrangeiros.
O fórum visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das tecnologias de informação e comunicação, a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, assim como apresentar as inovações e tendências do sector, devendo servir de factor de apoio à diversificação económica nacional.HM/MCN