Luanda - Um memorando de entendimento para impulsionar o desenvolvimento das Startups no país foi rubricado, esta sexta-feira, em Luanda, entre a Huawei e a Unitel, no segundo dia da 4ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC-2024).
O documento, rubricado pelos directores executivo da Huawei em Angola, António Qiang, e geral da Unitel, Miguel Geraldes, vai beneficiar os 10 mais premiados do Angola Startup Summit 2024 by UNITEL, evento dedicado aos empreendedores, investidores, líderes de negócios, estudantes e instituições públicas.
Em declarações à imprensa, António Qiang sublinhou que a Huawei é um parceiro de longo prazo da Unitel, razão pela qual “temos todo prazer em participar neste programa, para que juntos possamos continuar a expandir a rede e oferecer às Startups aparelhos digitais necessários para efectivação dos seus projectos”.
Acrescentou que a maior parte dos investimentos para este memorando vão ser feitos por via da entrega de aparelhos e plataformas digitais, a serem oferecidos aos vencedores das Startups.
“No futuro vamos trabalhar com a Unitel Money para ver os micro financiamentos que nós podermos oferecer juntos para as Startups”, reforçou.
Salientou que o protocolo estabelece as bases para uma cooperação abrangente e abre oportunidades para o progresso conjunto no sector angolano de telecomunicações.
Por seu turno, Miguel Geraldes reforçou que todas as Startups vencedoras vão receber tablets, computadores e serviços de comunicações da Unitel durante um ano.
“Com isto, pretendemos ajudá-los para que façam o desenvolvimento das aplicações, com foco em softwares”, acrescentou.
Hoje é o segundo dia do ANGOTIC2024, Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola.
O evento é realizado pelo Executivo, por meio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Sob o lema “Digitalizar, conectar e inovar”, o certame visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das TIC, a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.HM/MCN