Luanda - A realização de conferências e a assinatura de memorandos marcaram o primeiro dia da 4.ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola “ANGOTIC 2024”, aberta, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Entre outras actividades, o fórum teve um painel de alto nível, em que estiveram os ministros da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Félix Mutati, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação da Namíbia, Emma Theofilus, e o angolano Mário Oliveira.
Os participantes fizeram abordagens direccionadas, mais temáticas, desenvolvidas por prelectores nacionais e estrangeiros, directamente ligadas ao tema do evento “digitalizar, conectar e inovar”, com destaque para “A revolução da inteligência artificial para o desenvolvimento de negócios”.
O dia inaugural contou ainda uma plenária, dinamizada pela “gigante” do ramo das telecomunicações Huawei, além de 11 encontros paralelos.
No recinto, o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a empresa chinesa rubricaram um memorando de entendimento para impulsionar o desenvolvimento de startup na província da Huíla.
Após a inauguração do certame, o Presidente da República percorreu vários stander, tendo interagido com os expositores, e algum tempo depois abordou, com o fundador do Grupo Elsewey, Ahmed Elsewey, aspectos ligados aos investimentos desta firma do sector energético no país.
Interveio igualmente na sessão de abertura o ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que destacou o investimento do Executivo para a “transformação digital” da economia e da sociedade, visando o bem-estar da população.
O ANGOTIC 2024 decore de 13 a 15 deste mês é um evento global realizado pelo Governo e visa promover o debate em torno de temas actuais, globais, futuros das TIC, a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores e especialistas. HM/VC