Luanda - Cento e 70 intervenientes, entre prelectores e moderadores, vão analisar, debater e transmitir experiências sobre o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nos próximos três dias, no 4º Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC-2024).
Em declarações à ANGOP, esta terça-feira, o porta-voz do evento, João Demba, explicou que, deste número, cerca de 65 são estrangeiros, que começaram a chegar ao país domingo, provenientes de mais de dez países, com realce para o Brasil, Rússia, Itália, França, Índia, China e Japão.
Completam a lista Portugal, Namíbia, Zâmbia, Alemanha, Israel e Cabo Verde.
O fórum vai contar com a participação de 125 criadores de startup e 70 empresas expositoras.
Quanto a entidades, fez saber que estarão presentes os ministros da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Félix Mutati, de Informação e Orientação Nacional da Nigéria, Mohamed Idris, e da ministra de Informação, Comunicação e Tecnologia da Namíbia, Emma Inamutila Theofelus.
Em análise estarão, durante três dias, temas como “O impacto da tecnologia 5G na indústria e surgimento do 6G”, “Média digital e os desafios das novas tecnologias na comunicação social”, “Cibersegurança e como proteger o seu negócio na era digital” e “Ética no uso da inteligência artificial”.
Constam ainda dos debates matérias relacionadas a “O estado actual/futuro das incubadoras e startup’s de inovação tecnológica”, “Educação espacial”, “Segredo da inovação digital” e “Como evitar os roubos e clonagem de dados”.
Quanto aos preparativos, disse decorrer bem, pelo que devem estar todas stand montadas, ainda esta quarta-feira, quer as dos expositores, quer as de grandes empresas, para o evento que espera receber, pelos menos 15 mil participantes.
A decorrer no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a ANGOTIC é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. ASS/VC