Luanda – O segundo dia da 4ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC 2024) ficou marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Huawei e a Unitel e a realização de visitas aos stands por várias entidades e pessoas singulares.
Rubricado pelos directores executivo da Huawei em Angola, António Qiang, e geral da Unitel, Miguel Geraldes, o acordo visa impulsionar o desenvolvimento das Startups no país e vai beneficiar os 10 mais premiados do Angola Startup Summit 2024 by UNITEL, evento dedicado aos empreendedores, investidores, líderes de negócios, estudantes e instituições públicas.
Noutro capítulo, o ex-vice presidente da República, Bornito de Sousa, encorajou os jovens a continuarem a apostar na criação de plataformas digitais, com destaque para as startups.
Em declarações à imprensa, no final da sua visita ao ANGOTIC 2024, Bornito de Sousa disse ser notável “o grande empenho” nesse sector dessa franja da sociedade.
Por outro lado, o ministro da Ciência e Tecnologias da Zâmbia, Félix Mutati, reconheceu os benefícios do satélite angolano “ANGOSAT-2” para o desenvolvimento de diversos sectores da economia.
De acordo com o governante zambiano, que falava à imprensa, após visitar o certame, trata-se de um investimento com benefícios abrangentes a aspectos ligados à relação entre os dois países.
Frisou que a sua participação no evento global de tecnologia de comunicação e informação, que Luanda alberga desde quinta-feira, tem a ver com a ligação existente com Angola no âmbito do ANGOSAT-2.
Durante o fórum, a empresa BayQi procedeu ao lançamento de um cartão digital para promover maior acessibilidade entre os estudantes e cidadãos não bancarizados.
Denominado “Cartão Inclusão+”, a ferramenta digital permite carregar créditos na carteira BayQi e efectuar pagamentos, sendo uma alternativa para os cidadãos que não possuem Multibanco Express ou acesso à Internet Banking.
De acordo com a directora da instituição, Fátima Almeida, o cartão vai ajudar as pessoas a terem acesso à carteira digital, permitindp efectuar compras através de carregamentos.
A empresa Huawei informou que mais de três mil jovens beneficiaram, nos últimos meses, de formação intensiva na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no âmbito de um protocolo entre a multinacional chinesa e o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
Segundo o gestor de produtos da Huawei, Felizberto Njele, o projecto abrange na sua maioria estudantes das 18 províncias do país e visa contribuir no desenvolvimento técnico e tecnológico do país, através da formação e capacitação de jovens talentos e especialistas angolanos.
Noutra vertente, o assessor da comissão executiva da EMIS, Eduardo Bettencourt, anunciou que a empresa registou, em 2023, 96 casos de clonagem de cartões da rede Multicaixa.
Ao intervir numa palestra sobre “Como evitar roubos e clonagem de dados”, o responsável fez saber que a maior parte dos casos de roubo e furto de cartões da rede Multicaixa são praticados por pessoas próximas aos seus proprietários.
Informou que, para inverter a situação, a empresa investiu um milhão de dólares em cibersegurança, de modo a aumentar a prevenção e combate contra estes crimes.
Sob o lema “Digitalizar, conectar e inovar”, o ANGOTIC2024 conta com a participação de 125 startup e 70 empresas expositoras, além de 170 intervenientes, entre prelectores e oradores, dos quais 65 estrangeiro.
O fórum internacional é promovido pelo Governo e visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das TIC, assim como partilhar conhecimentos, facilitar o networking entre entidades governamentais, expositores e especialistas.MCN