Luanda - O Ministro de Estado para a Coordenação económica, José de Lima Massano, fez hoje, quarta-feira, a entrega do primeiro prémio à Startap OSAPICARE vencedora da 1º edição do HOCKTHON ANGOTIC 2023.
O HOCKTHON é uma maratona de inovações que consiste em passar, definir e desenvolver projecto com ajuda de facilitadores que dão suporte em todas as etapas do processo, inserido no programa da ANGOTIC 2023, que hoje encerrou.
O vencedor é uma start up vocacionada a apresentação célere de diagnósticos de várias doenças tropicais, constituída por um grupo de seis jovens universitários, maioritariamente do ramo das engenharias, que durante três dias participaram da maratona de inovações tecnológica.
Em declarações à ANGOP, o director-geral da empresa BUKA , Carlos Jaime, promotora do evento, informou que foram selecionados trinta participantes e prevê-se continuar nos próximos eventos tecnológicos.
O segundo prémio, entregue pelo ministro das Telecomunicações das Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto, coube a SERVIÇAL que apresentou um aplicativo virado ao auxílio dos internautas no programa para a empregabilidade.
O ministro para a Economia, Mário Caetano João, fez a entrega do terceiro prémio à empresa AgroEIA dedicada ao agronegócio.
O director-geral da Ekwanza, Nuno Viegas, financiadora do programa, disse que os participantes ao fórum pensaram em problemas reais, virados aos diagnósticos médicos, agronegócios, em encurtar necessidades e tempos, tendo apelado aos gestores económicos presentes a financiarem os projectos.
A 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, com o lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, decorre de 12 a 14 de Junho, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
O evento visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.
O maior Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola “ANGOTIC 2023” regressa depois de dois anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19. MAG/PA