Luanda - A ministra da Educação, Luísa Grilo, disse esta quinta-feira, em Luanda, que as tecnologias de informação proporcionam maior acesso ao sistema de ensino e aprendizagem, facilitando o ensino a distância.
"Com as tecnologias ligadas à educação, mais crianças podem ter acesso ao ensino, a partir das tele – aulas e do ensino a distância", explicou a ministra na 4ª edição do Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola (ANGOTIC-2024), aberta hoje, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Segundo Luísa Grilo, as tecnologias podem trazer mais crianças ao ensino e alavancar a aprendizagem em todos os níveis, tendo em conta que desperta muito interesse nas crianças e jovens.
Por outro lado, disse que o seu sector tem trilhado bem este caminho, com passos seguros.
"Nós estamos a começar, embora muito timidamente, uma vez que as tecnologias requerem recursos, dispositivos electrónicos e, principalmente, energia eléctrica”, explicou.
A ANGOTIC 2024 decorre até ao próximo sábado (15), no Centro de Convenções Talatona, sob o lema "Digitalizar, conectar e inovar", com a participação de 125 startups e 70 empresas expositoras, além de 170 intervenientes, entre prelectores e oradores, dos quais 65 estrangeiros.
O fórum visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das tecnologias de informação e comunicação, a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, assim como apresentar as inovações e tendências do sector, devendo servir de factor de apoio à diversificação económica nacional.
Em análise estão temas como "O impacto da tecnologia 5G na indústria e surgimento do 6G", "Media digital e os desafios das novas tecnologias na comunicação social", "Cibersegurança e como proteger o seu negócio na era digital", "Ética no uso da inteligência artificial".
O programa reserva ainda, entre outros, debates sobre "O estado actual/futuro das incubadoras e startups de inovação tecnológica", "Educação espacial”, "Segredo da inovação digital" e "Como evitar os roubos e clonagem de dados".
A ANGOTIC é uma realização do Governo de Angola, sob a coordenação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social ( MINTTICS), em parceria com a Eventos Arena. JAM/OHA