Luanda – Os investimentos feitos por Angola, Zâmbia e Namíbia em telecomunicações e tecnologias de informação, para conectar as comunidades, estiveram em destaque no primeiro painel de abertura da 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola.
O evento, que decorre de 12 a 14 deste mês, no Centro de Convenções de Talatona, sob lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, reúne mais de 100 empresas nacionais e internacionais.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, destaca que o país tem estado a investir no desenvolvimento do sector, com forte aposta no Programa Espacial Nacional, ANGOSAT, fibra óptica, bem como capacitação de quadros nacionais.
Mário de Oliveira destaca o envolvimento dos parceiros do sector privado, que têm trabalhado para o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
“Vamos criar as condições para que todo ecossistema socioeconómico, cultural e educativo beneficie todos os angolanos e o continente”, disse.
Em declarações à imprensa, o governante reforçou que as tecnologias estão em constante desenvolvimento, pelo que o Estado cria as bases, com as redes de fibra óptica, com o programa espacial nacional, ANGOSAT, formação dos jovens, bem como a estratégia para cyber segurança.
Por seu turno, o ministro da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Felix Mutati, fez saber que o país planifica investir nas infra-estruturas digitais, para ser um centro da África austral.
“Estamos à espera do momento, para que possamos colocar um dos maiores Data Center na Zâmbia, que poderá acontecer final deste ano. Estaremos a criar oportunidades para o investimento”, enfatizou.
Fez saber que a 4 de Junho será lançada a conexão de todas as escolas secundária via fibra óptica.
Por seu turno, a vice-ministra das Tecnologias da Informação e Comunicação da Namíbia, Emma Theofelus, destacou que tem estado a fazer investimentos para poder conectar o país.
“Já fizemos um trabalho de conectividade na Namíbia. A nossa visão de 2030 é ter 90% de cobertura com a banda larga”, assegurou.
A 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, com o lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, arrancou hoje, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.
O maior Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola “ANGOTIC 2023” regressou, depois de dois anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19.HEM/AC