Luanda – A implementação da tecnologia do "Metaverso" pode representar 40 biliões de dólares de ganho no processo de crescimento económico africano, ao longo dos próximos 10 anos, vaticinou o especialista do Facebook, Fargani Tambeayuk.
Metaverso indica um tipo de mundo virtual que tenta replicar/simular a realidade, através de dispositivos digitais. É um espaço colectivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet".
Apesar de ter ganho popularidade em 2021, por via da ligação Facebook e a Meta, o termo Metaverso apareceu pela primeira vez no livro de ficção científica "Snow Crash", publicado em 1992, pelo autor norte-americano, Neal Stephenson.
No Metaverso é possível criar um "avatar", conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais, entre outras possibilidades. As empresas, por sua vez, podem vender itens digitais e fazer anúncios.
Falando sobre “Metaverso para revolucionar o futuro do entretenimento, conteúdo e comércio”, no âmbito da ANGOTIC 2023, o especialista do metaverso no Facebook, Fargani Tambeayuk, estima ainda que a plataforma pode criar três milhões de oportunidades de crescimento no PIB mundial e 40 mil postos de empregos.
Encorajou as empresas africanas, em particular as angolanas, a apostarem no metaverso, devendo o Governo criar políticas e estratégias de orientação, para melhoria das tecnologias de informação e comunicação, saindo do sistema 5G para a banda 6 GHZ, pois a ferramenta é o próximo passo de evolução da internet e vai melhorar os vários sectores da vida.
Apontou como algumas vantagens do Metaverso a educação imersiva, que é um método em que os alunos interagirem com o conteúdo de diferentes maneiras, usando, para isso, ferramentas tecnológicas e a educação STEAM.
Educação STEAM é uma abordagem de ensino activo e multidisciplinar que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e Consciência Ambiental. Essa tecnologia permite a interacção entre as disciplinas como ponto central, onde o aluno participa activamente do aprendizado a ser investigado.
A 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, com o lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, decorre de 12 a 14 de Junho, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
O evento visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.PA/AC