Luanda - A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, considerou que a 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola representa o despertar do sector, que tem uma agenda focada na inovação.
Em declarações à imprensa, a governante indicou que o sector tem como consciência uma agenda para inovação no sector das pescas, tendo como pressuposto básico fazer o seguimento dos barcos nos oceanos.
Explicou que fazem-no, por via da tecnologia, com uma caixa azul, através do sinal do AIS.
“Através destes dois mecanismos, conseguimos rastrear o movimento dos barcos e é nesses pressupostos que o nosso Ministério está a organizar, para que todos os barcos que estão em água possam ter as caixas azuis para seguimento, mas, acima de tudo, tenham o rigor de deixar ligado o sinal AIS para seguimento”, frisou.
De acordo com a mesma, o dispositivo será extensivo para as pequenas embarcações, de pesca industrial e semi-industrial, bem como para a artesanal.
A ministra explicou que o processo poderá ser ensaiado esse ano, com as caixas azuis na pesca artesanal, já que existe o dispositivo.
Este, apontou, é um dos objectivos fundamentais na estrutura da pesca, tendo em conta o facto de ministério ter como responsabilidade fazer a governança da estratégia do mar, plano de ordenamento marinho e trazer a economia azul para a economia.
A 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, com o lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, arrancou hoje, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.
O maior Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola “ANGOTIC 2023” regressa depois de dois anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19.HEM/AC