Luanda – Angola e a Zâmbia assinaram, esta segunda-feira, em Luanda, um memorando de entendimento para troca de experiência e formação de quadros na área de tecnologias da informação e comunicação.
Rubricaram o acordo, à margem da 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, e o ministro da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Felix Mutati.
A propósito do assunto, o ministro angolano, Mário de Oliveira, disse que os dois países são membros da região da SADC e querem reunir forças para ter ganhos no sector das telecomunicações e tecnologias de informação.
O governante diz que a Zâmbia está muito interessada em conhecer o Programa Espacial Nacional e tirar lições de formas a construir o seu próprio Programa Espacial.
“Há um grande interesse nosso de ligar a Zâmbia por fibra óptica. Estamos ligados à República Democrática do Congo (RDC) e Namíbia. Dentro de um mês, vamos estar ligados ao congo Brazzaville, a partir da fronteira de Cabinda”, disse.
Por seu turno, o ministro da Ciência e Tecnologia da Zâmbia, Felix Mutati, reforçou a ideia de criação de uma plataforma para conectar Angola e a Zâmbia, via fibra óptica.
“Significa que passaremos a ter uma resiliência que desejamos ter, sendo necessário investir nas infra-estruturas digitais”, reforçou.
Destacou o papel que a Zâmbia joga para ser um centro do sector da África Austral.
A 3ª edição do ANGOTIC 2023 - Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, com o lema "Conectividade e Modernização Tecnológica”, arrancou hoje, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O ANGOTIC 2023 é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.
O maior Fórum Internacional sobre Tecnologias de Angola “ANGOTIC 2023” regressou, depois de dois anos de paralisação, devido à pandemia da Covid-19.HEM/AC