Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola tem sinal de telecomunicações nas 18 províncias

     Tecnologia              
  • Luanda • Domingo, 16 Maio de 2021 | 21h15
Edifício da Angola Telecom
Edifício da Angola Telecom
Divulgação

Luanda - O sinal de telecomunicações em Angola tem cobertura de 100% em todas as capitais das 18 províncias do país e tende a expandir-se, afirmou, hoje, em Luanda, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel da Silva Borges.

Em entrevista, a propósito do Dia Internacional das Telecomunicações e Sociedade de Informação, que se assinala nesta segunda-feira (17 de Maio), sublinhou que essas localidades dispõem dos Serviços de Voz (fixa e móvel), de Dados ou Internet e de Televisão (Satélite e Cabo).

Sobre a qualidade do mesmo, disse à ANGOP que “a qualidade e cobertura de sinal são indicadores que diferem bastante entre si, todavia a nível dos países da SADC, podemos dizer que estamos acima da média, no entanto estamos enquadrados”.

O director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação explicou, entretanto, que os serviços prestados em Angola são maioritariamente digitais, faltando tão-somente a transição da Teledifusão analógica para Digital.

Para se atingir o sistema digital, por completo, adiantou: “as tecnologias de informação e comunicação são emergentes e bastante complexas, porquanto, as iniciativas e os programas estabelecidas no Livro Branco das TICs, poderão levar Angola a atingir a completude nos sistemas digitais”.

Infra-estruturas

Em relação às infra-estruturas de Telecomunicações, o responsável explicou que Angola conta com terrestres, constituídas por cabos de fibra óptica nas redes de transportes, e complementada com a rede de transporte em Micro ondas.

A nível intercontinental, prosseguiu o director nacional, o país conta com os cabos SAT-3, WACS, SACS e MONET, que interligam Angola Brasil e as Américas respectivamente.

No concernente à infra-estruturas de Satélites, destacou a INFRASAT, uma Intuição vocacionada à prestação de serviços por Satélites e apoio a todas as empresas de comunicações e outros players do mercado angolano, como a MS Telecom que também fornece serviços de satélites.

“Porém, está em construção o satélite Angolano ANGOSAT – 2, moderno e com maior capacidade para suportar serviços de internet de banda larga, telefonia e televisão digital”, lembrou Matias Manuel da Silva Borges.

Precisou que todas as Infra-estruturas ópticas cobrem as capitais províncias e algumas outras cidades, e que as comunas acedem os serviços de comunicações por via de VSAT e Microondas que asseguram também as instituições públicas e privadas, e ao “Liga-Liga” para as populações em zonas rurais.

O gestor referiu que os operadores de telecomunicações públicos e privados são os maiores utilizadores das infra-estruturas, uma vez que são estes que detêm as infra-estruturas capaz de escoar todo tráfego e distribuir para as populações e para as empresas, assim como as grandes empresas do sector petrolífero.

Justificou que a o serviço de partilha de infra-estrutura é regulamentado através do Decreto presidencial n.º 166/14, de 10 de Julho que aprova o Regulamento de Partilha de Infra-Estrutura de Comunicações Electrónicas.

“Os serviços decorrem na sua normalidade entre operadores de telecomunicações. Ainda assim, o sector está a trabalhar num novo regulamento, por formas a tornar este instrumento de regulação mais consistente e actuante”, sublinhou.

Equipamentos e frequências

Relativamente a este assunto, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação informou que Angola usa o equipamento BTS, constituído por 1 BBU com placas do tipo UBBP e UMPT que é a unidade de processamento de Banda Base.

Referiu-se igualmente à RRU (Remote Radio Unit), responsável pela convenção de ondas electromagnéticas para sinal de rádio que posteriormente é encaminhado a unidade de Banda Base, bem como a antenas, transmissores e receptores de onda electromagnéticas.

Quanto a frequências, o interlocutor salientou que as faixas de frequência utilizadas são desde 900 MHZ, 1800MHZ até 2100MHZ.

Neste ano em que o sector comemora internacionalmente 156 anos de existência, o gestor público aponta como desafios das autoridades nacionais, exactamente a melhoria das infra-estruturas, mormente a Estratégia Nacional de Banda Larga e o lançamento em órbita do ANGOSAT-2.

Noutro sentido, adiantou que os constrangimentos actuais do sector são questões de ordens financeiras, para a concretização de vários projectos no domínio das infra-estruturas, tendo em conta que Angola ainda não dispõe dos serviços de televisão digital de forma efectiva.

“O conceito de telecomunicação abarca todas as formas de comunicação à distância, quer seja satélites, redes telefónicas, televisivas, emissoras de rádio. Como se sabe, a palavra inclui o prefixo grego Tele, que significa distância ou longe”, concluiu Matias Manuel da Silva Borges.

Reza a história que foi a 17 de Maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A partir de 1932, a entidade passou a chamar-se União Internacional das Telecomunicações – UIT.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+