Luanda – O director do Instituto Nacional de Sociedade de Fomento de Informação (INFOSI), André Pedro, informou, esta quinta-feira, em Luanda, que o país regista crescimento de 14 mil domínios das empresas na internet desde a atribuição da soberania digital no domínio.co.ao.
Em declarações à imprensa no final da palestra sob lema impacto dos dominios.ao e do IPV6 na soberania digital, o director do INFOSI , André Pedro, disse que a divulgação das empresas angolanas na internet cresceu o dobro.
“Porque a partir da altura que nós conquistamos a nossa soberania digital, os conteúdos passaram a ser locais, nós saltamos de seis mil domínios para mais de 14 mil domínios, naquilo que é a adopção do domínio.co.ao que são ganhos bastante significativos ”, salientou
André Pedro frisou ainda que desde a implementação do domínio.co.ao e do IPV6, há cinco meses foram registadas ameaças de registos nos domínios que se confundiam com a actividade do próprio Governo.
“Exemplo, houve um domínio que foi registado em nome da Unidade de Gestão da Dívida Pública (UGD), alguém tentou criar um domínio semelhante ao da UGD para tentar praticar burla e o domínio foi cancelado em questão de segundos, porque nós desenvolvemos um mecanismo para que não sejam desenvolvidas.”, ressaltou.
O director do INFOSI, André Pedro, deu a conhecer que objectivo da palestra é a inclusão tecnológica no país. A actividade é uma promoção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS)
Esclareceu que a realização do encontro com os operadores visou também construir um caminho mais sólido e integrado, para que todos, quer sejam grandes, quer pequenos, possam adoptar essa nova tecnologia e continuar com aquilo que é a inclusão e a massificação tecnológica de Angola. MEL/SEC