Genebra - A Missão Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra, participou, nesta quarta-feira, da 8ª cerimónia de entrega dos “Prémios Geneva Engage”, na sede da Organiza Mundial da Meteorologia (WMO).
Os prémios anuais “Geneva Engage Awards” reconhecem os actores internacionais de Genebra na sua divulgação nos meios de comunicação social e no envolvimento online.
O evento analisa tradicionalmente o envolvimento dos meios de comunicação social das organizações sediadas em Genebra e a relevância da Internet em Genebra.
Este ano foram reconhecidas dez organizações internacionais cujas ligações entre si e com os demais actores internacionais em Genebra, bem como as menções e interacções com os meios de comunicação social.
Segundo nota da Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra , chegada à ANGOP, o prémio contemplou três categorias, nomeadamente a de Organizações Internacionais, Organizações Não-Governamentais, Associações e as Representações Permanentes junto da ONU, em Genebra.
Foi, igualmente, introduzido um novo prémio que tem a ver com a acessibilidade à internet, para reconhecer os esforços para a melhoria do desempenho em termos de acessibilidade do website.
Os vencedores
As distinções aos vencedores do “8º Prémio Engage de Genebra” na categoria Organizações internacionais foram atribuídas ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na categoria Organizações não-governamentais, o pódio coube ao Conselho Mundial de Igrejas, a ONG Novo Humanitário e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Na categoria das Representações permanentes foram vencedoras a Missão Permanente dos Estados Unidos da América junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra, a Delegação Permanente da União Europeia junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra e a Missão Permanente da França junto do Gabinete das Nações Unidas em Genebra.
No item Reuniões Online Eficazes e Inovadoras venceu a Organização Meteorológica Mundial e no prémio de acessibilidade foi eleita uma imagem do logotipo da Sociedade Internacional do SIDA.
A metodologia utilizada pelos promotores assentou na análise do alcance dos meios de comunicação social para a 8º edição do Prémio que decorreu no período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2022.
A avaliação dos participantes foi medida de acordo com os grupos de indicadores de divulgação e acessibilidade das contas de twitter, número de seguidores, número de postos, crescimento dos seguidores em comparação com o ano anterior, crescimento relacionado com os posts publicados no twitter em comparação com o ano anterior, o novo índice de envolvimento no twitter com base na média de likes e tweets, as novas ligações entre actores baseados em Genebra tendo em conta os retweets e menções no Facebook.
Entre os indicadores de análise usados pela organização do prémio consta ainda o número de seguidores em comparação com o ano anterior, o número total de postos e um número médio de postos por dia, o total de interacções, ou seja, soma total de todos os gostos, acções, comentários e reacções no Facebook e a taxa de interacção na página do Facebook, gostos e reacções, só para citar estes.
A iniciativa Geneva Engage foi lançada pela Plataforma Internet de Genebra (GIP) em 2016 com o apoio da República e do Cantão de Genebra, e da DiploFoundation, e tem contribuído para avaliar a interacção entre a Genebra Internacional e as partes interessadas em todo o mundo, que são impactadas pelas políticas discutidas e negociadas em Genebra.
Os prémios anuais Geneva Engage visam reconhecer os esforços dos actores da Genebra Internacional na divulgação e envolvimento das redes sociais, contribuindo para a melhoria da eficiência e da eficácia no uso das tecnologias de informação e comunicação.