Luanda - Angola participou, com duas empresas, esta sexta-feira, em Tóquio (Japão), na "Mostra de comunidades e startups da África", que fornece fundos para garantir o crescimento de pequenas empresas do sector no continente africano.
Participaram do evento, por Angola, as startups Anda e Mamboo, a primeira está relacionada à mobilidade rodoviária e a segunda à entrega de produtos.
Segundo uma nota de imprensa, o evento, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apoiado pelo financiamento do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, serve para identificar e abordar as causas que independem o crescimento e investimento destas empresas.
A instituição das Nações Unidas, refere o documento, tem ajudado as comunidades de startups africanas, através do Centro de Finanças Sustentáveis da instituição, e conta com o apoio de investidores japoneses.
Como co-organizador da TICAD (Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Africano), o PNUD apoia a contribuição crescente em África, incluindo para startups com grande impacto e potencial de crescimento.
Em 2024, o projeto, "Conheça os Tôshikas (investidores em japonês)" está a ajudar empresas em Angola, África do Sul e Zâmbia, cada país com duas empresas.
As mesmas, durante uma semana, vão tomar contacto em Tóquio com potenciais parceiros e investidores, bem como receber uma doação de 20 mil dólares cada do Fundo de Desafio de Startups do PNUD. VIC