São Vicente (Da enviada especial) - O I Congresso Internacional sobre “Ciência, Inovação e Desenvolvimento da Lusofonia”, iniciado quarta-feira, na cidade de Mindelo, ilha de São Vicente (Cabo Verde), tem o seu encerramento marcado para hoje, sexta-feira.
Previsto para as 16h00 (18h00 em Angola), a sessão de encerramento será presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva.
Promovido pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, a cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Neves , e contou igualmente com a intervenção da Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, em representação do PR, João Lourenço.
O evento é destinado a investigadores, académicos, decisores, estudantes universitários e pós-graduados dos países lusófonos, que actuam nos seus países ou na diáspora.
Angola, do total de 150 investigadores ao evento, tem uma participação activa de 46 prelectores das mais diversas áreas da ciência e inovação, dos quais 10 apresentam as prelecções no formato presencial.
Investigadores da Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau, Angola, Cabo Verde e Portugal participam presencial e on-line, enquanto do Brasil, Moçambique e São Tomé e Príncipe participam unicamente no formato on-line.
A decorrer de forma híbrida (online e presencial) sob o lema “Assumindo o seu papel de dinamizadora de conhecimento”, o certame está a promover uma reflexão sobre a economia azul, energia renováveis, transição digital, novas tecnologias de informação e comunicação, entre outros temas.
O programa inclui acções e actividades académicas, com enfoque para conferências internacionais. PA/VM