Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector político, social e económico, Afonso Nzolameso, pediu às mulheres para apostarem mais na formação académica, técnica e profissional, de modo a estarem habilitadas ao mercado de trabalho.
O governante falava no acto provincial do Dia Internacional da Mulher, assinalado na sexta-feira, que decorreu no município do Cuimba (Zaire), a 62 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital do Zaire.
O responsável sublinhou que o aumento do nível académico visa reforçar as conquistas alcançadas e criar novas oportunidades para consolidar o papel da mulher na sociedade.
O responsável lembrou que o 8 de Março resulta das lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos.
Considerou notória, nos dias que correm, a presença da mulher em diversos sectores sociais, e não só.
Disse que a data constitui um momento de reflexão, onde as mulheres são chamadas a assumir novas responsabilidades na sociedade, no sentido de se banir, definitivamente, alguns factores que concorrem para a sua exclusão.
Pediu união entre as mulheres para o combate à descriminação no género, assim como a entrega desta franja no desenvolvimento económico e sociocultural.
À margem do acto, sete mulheres comerciantes foram agraciadas com créditos, no âmbito do programa Kixicrédito, para dinamizar os seus pequenos negócios.
O acto provincial decorreu sob o lema “investir na mulher para acelerar o progresso socioeconómico do país”. DMN/PMV/OHA