Mbanza Kongo- Cento e 17 jovens formados em artes e ofícios nos municípios do Cuimba e Nóqui, província do Zaire, beneficiarão, dentro de duas semanas, de diversos kits profissionais no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Os jovens, formados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), beneficiarão da terceira e última fase do PAPE, de acordo com o chefe dos serviços locais do INEFOP, Kiniangisa Kibantu.
Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, o responsável lembrou que as duas primeiras fases deste programa foram implementadas nos municípios de Mbanza Kongo e Tomboco, em Julho de 2021, e um mês depois, no Soyo e Nzeto.
Para além de kits profissionais, os jovens do Cuimba e Nóqui beneficiarão ainda de micro-créditos, estágios profissionais remunerados e carteiras profissionais a semelhança das duas primeiras fases.
Até a presente data, foram já entregues igual número (117) de kits profissionais a jovens que concluiram formação profissional nas oficinas do INEFOP e outros, nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco.
Avançou que, o processo de entrega de kits de artes e ofícios é contínuo, tendo o Zaire sido beneficiado com 395 kits, quando se aguarda a chegada à região de mais 500 ferramentas profissionais, no âmbito do PAPE.
Quanto aos micro-créditos, informou que beneficiaram 615 elementos nas primeiras duas fases do programa na região no valor de 300 mil Kwanzas cada, ao passo que 83 jovens passaram por estágios profissionais remunerados em diversas empresas públicas e privadas locais.
Criado por decreto presidencial 113/19, de 16 de Abril, o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade(PAPE) tem como eixo da actuação a implementação de programas que visam o aumento dos níveis de empregabilidade, como mecanismo de combate à pobreza e exclusão social.
Tem como compromisso a criação de cerca de 500 mil postos de trabalho, a nível do sector produtivo da economia e através da promoção do auto-emprego.