Mbanza Kongo- A cidade de Mbanza Kongo, na província do Zaire, vai contar, a partir de Abril, com um novo centro de formação profissional e artes e ofícios.
O estabelecimento, que entrará em funcionamento em Julho do corrente ano, contará com quatro naves subdivididas em nove salas e acolherá 600 formandos, o dobro da capacidade actual dos cinco pavilhões móveis de formação em artes e ofícios disponíveis em Mbanza Kongo.
De acordo com o chefe dos serviços do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional(INEFOP), Kiniangisa Kibantu, as obras estão em fase conclusiva, faltando a instalação da rede eléctrica pública.
Em declarações à ANGOP, o responsável avançou que o centro será equipado para formar técnicos básicos em decoração, corte e costura, mecânica-auto, electricidade, canalização, serralharia, pastelaria, alvenaria e carpintaria.
O centro, que está a ser erguido na localidade de Kiowa, periféria da cidade de Mbanza Kongo, contará com cursos nos domínios de refrigeração, contabilidade, empreendedorismo, agricultura, informática.
Os pavilhões móveis de formação profissional em Mbanza Kongo já formaram, desde 2006, mais de 11 mil jovens locais em artes e ofícios.
A província do Zaire conta com pavilhões móveis e fixos de formação profissional nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nzeto.