Mbanza Kongo – Cento e 18 dos 150 projectos sociais, inseridos no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), foram concluídos em 2024 em todos os municípios da província do Zaire.
De acordo com o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que avançou a informação num encontro de balanço do referido programa, que nesta terça-feira encerrou na cidade de Mbanza Kongo, 31 acções estão em execução e uma não foi implementada por razões desconhecidas.
Sem avançar os valores aplicados na implementação dessas acções, enquadradas no programa de combate à pobreza na região, Adriano Mendes de Carvalho, considerou positivo o nível dos projectos executados no exercício económico de 2024.
Informou que para este ano, o programa propõe 11 principais eixos estratégicos de intervenção, com enfoque para os sectores da agricultura, pecuária, pescas, saneamento básico, saúde, educação, infra-estruturas, formação e capacitação de mulheres.
Acrescentou que para o presente exercício económico será dada, também, prioridade ao programa de fortalecimento das capacidades institucionais das Administrações Municipais, à formação de quadros locais e a implementação de projectos estruturantes um pouco por todas as circunscrições.
Durante dois dias, a reunião juntou, entre outras individualidades, membros do Governo Provincial, administradores municipais e seus adjuntos e gestores públicos de algumas unidades orçamentadas.
O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, constitui uma ferramenta estratégica para a materialização das políticas públicas por parte das Administrações Municipais em prol da população. JL