Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Zaire: Cidadãos da RDC violam fronteira para cultivar cannabis

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 17 Fevereiro de 2021 | 18h29

Mbanza Kongo – A Polícia de Guarda Fronteiras de Angola (PGFA), no município do Nóqui, província do Zaire, deteve na terça-feira 20 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) que se dedicavam ao cultivo de Cannabis (liamba) no território nacional.

De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional do Zaire, inspector-chefe Luís Bernardo, os congoleses democráticos da vizinha cidade de Matadi foram detidos em seis plantações desta estupefaciente, fruto de uma denúncia de nacionais.

O responsável explicou que outros integrantes do grupo puseram-se em fuga, tão logo se aperceberam da aproximação dos efectivos policiais, que na sequência arrancaram e incendiaram as plantas, com a ajuda dos implicados.

De acordo com o porta-voz, os congoleses democráticos foram já deportados para o seu país, enquanto a polícia trabalha na sensibilização dos cidadãos nacionais residentes na zona fronteiriça para continuarem a denunciar todos os crimes transfronteiriços.

Segundo o responsável, que falava à Angop, estas práticas são recorrentes ao longo da fronteira desta província com a RDC, incluindo a caça furtiva e o abate indiscriminado de árvores para o fabrico do carvão vegetal.

A vasta extensão da fronteira entre o Zaire e a RDC e a exiguidade de meios operativos e humanos impossibilita um eficaz controlo desta linha fronteiriça, justificou Luís Bernardo, que também é o porta-voz da Delegação do Ministério do Interior no Zaire.

Luís Bernardo recordou que, acto idêntico ocorreu no princípio de Janeiro deste ano no Cuimba, outro município fronteiriço com a RDC, e culminou com a destruição de mil e 59 pés de liamba.

De Janeiro a Dezembro de 2020, segundo a fonte, o Serviço de Investigação Criminal (SIC) na região desactivou e destruiu cinco grandes áreas de plantação deste produto nos municípios do Nzeto, Tomboco e Cuimba, envolvendo cidadãos nacionais.

O Zaire partilha uma fronteira de 310 quilómetros com a RDC, através dos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba e Nóqui  e Soyo.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+