Mbanza Kongo – Duzentos e 84 casos de violência doméstica, com destaque para fuga à paternidade e ao trabalho infantil, foram registados, em 2021, na província do Zaire, contra os 147 reportados no ano anterior.
A informação foi prestada, esta sexta -feira, em Mbanza Kongo, pelo chefe de departamento da Acção Social, Família e Promoção de Género, Noé Ndongala Mvika.
O responsável, que dissertava o tema “ fuga à Paternidade no seio dos efectivos da Polícia Nacional”, em palestra, disse que 56 por cento dos casos registados envolveram agentes afectos a corporação.
Referiu que as ocorrências tiveram solução a nível da direcção, sendo que quatro casos chegaram a alçada das instâncias do Ministério Público na região.
Na sua opinião, o aumento de casos deveu-se a crescente cultura de denúncia da população local, fruto das campanhas de sensibilização.
Informou que, contrariamente ao habitual, o sector da Acção Social, Família e Promoção de Género registou, também, casos de violência doméstica praticada por mulheres contra os seus parceiros.
Sem avançar dados, informou que os municípios de Mbanza Kongo e o Soyo comandam em termos de casos de violência doméstica na província do Zaire.
A palestra esteve inserida no programa das actividades comemorativas do Dia da Polícia Nacional, a celebrar-se na próxima segunda-feira, 28 de Fevereiro.