Menongue - Cento e setenta e um engenhos explosivos foram destruídos sábado, na localidade do Dumbo, município de Menongue, capital do Cuando Cubango, pelos efectivos do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) destacados na província.
Trata-se de material não detonados na aldeia do Dumbo, a 45 quilómetros a Oeste da cidade de Menongue, como 53 minas anti-tanques, três antipessoal, 58 engenhos explosivos diversos e 57 munições de pequeno calibre.
Em declarações à imprensa, o chefe de departamento provincial do INAD no Cuando Cubango, Rodrino Jorge Nanana, informou que os respectivos engenhos foram recolhidos em campos minados da comuna do Tchinguanja (Município do Cuchi) e no Jamba Cueio (Menongue ), cujas áreas já foram entregues à população para prática da agricultura.
Rodrino Nanana explicou que a instituição que dirige teve conhecimento de áreas minadas nestas localidades através da denúncia da população, onde uma criança de cinco anos perdeu a vida.
O responsável avançou que os especialistas vão desenvolver a mesma actividade de desminagem na localidade do Kuatir, que dista a cerca de 45 quilómetros da cidade de Menongue, onde as autoridades tradicionais identificaram alguns engenhos explosivos.
O administrador adjunto de Menongue para área social, Joaquim Samba, enalteceu o gesto do INAD em clarificar essas localidades, numa acção que está a contribuir na melhoria da livre circulação de pessoas e bens.ITH/JSV/PLB