Luanda – A XII Reunião Extraordinária dos ministros da Educação da CPLP recomendou, esta quarta-feira, em Luanda, a melhoria da qualidade dos sistemas nacionais de educação, com base no princípio do multilateralismo.
Este desiderato, avança o comunicado final, só se alcançará através do procedimento por parte dos seus agentes da educação, no levantamento, sistematização e definição de acções concretas, no sentido de aproveitar as oportunidades de intercâmbio disponíveis, a nível das organizações internacionais.
Por sua vez, a ministra da educação, Luísa Grilo, mostrou-se satisfeita com o resultado da reunião, bem como o lançamento da “Escolas Amigas da CPLP".
Quanto aos debates, sublinhou a questão da formação de professores, bem como o refrescamento dos gestores escolares, acto que entende ser de acção conjunta.
Quanto aos desafios, Luísa Grilo referiu que passa pela massificação do desporto escolares a nível da comunidade, de forma proporcionar maior interactividade na comunidade.
A reunião foi aberta pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, que no seu discurso, propôs o fomento da literacia a nível das Tecnologias Comunicação e Investigação Científica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Considerou também que a educação constitui bases assentes para o desenvolvimento sustentável, nos mais variados domínios dentro da comunidade.
Por sua vez, ainda na abertura dos trabalhos, o director de Acção Cultural e Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Ima-Panzo, referiu que seis, dos dez eixos do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral do domínio da Educação da CPLP, para o quadriénio 2022-2026, estão com bom progresso na sua execução.
Durante o encontro de ministros da educação da CPLP, foi ainda lançado o projecto denominado “Escolas Amigas da CPLP".
Esta estrutura visa promover a comunidade, contribuindo para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a amizade, a cooperação, o diálogo entre os povos e, muito particularmente, a promoção e difusão da língua portuguesa.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fundada a 17 de Julho de 1996, é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros". ANM/ART