Menongue - A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, reafirmou hoje, quarta-feira, na cidade de Menongue, o compromisso do Estado na protecção, apoio e inclusão dos grupos minoritários e pessoas vulneráveis.
Ao falar à imprensa, no final do encontro de trabalho que manteve com a Comissão Provincial de Protecção Civil, disse que o Estado tem vindo a trabalhar mediante os mecanismos existentes, por meio da Comissão de Protecção Civil, que tem a responsabilidade de dar resposta às questões de sinistralidade e catástrofes naturais.
“ O Executivo está a trabalhar para prestar o apoio e garantir que a protecção das famílias e comunidades se concretize”, sublinhou, tendo realçado que já foram realizadas acções, com um apoio institucional sistemático, de forma afincada para responder as questões de emergências e não só”, reiterou a ministra.
Conforme a governante, o Estado procura responder as necessidades, quer de mobilização das comunidades para que sejam colocadas em zonas com maior facilidade de intervenção para melhorar a qualidade de vida, quer de apoios alimentares e um conjunto de acções inerentes ao bem-estar das famílias.
Sobre a inclusão da comunidade Khoisan, disse que o apoio e a protecção das minorias étnicas constituem, de igual modo, uma prioridade do Executivo.
Neste domínio, apontou que foi aprovado recentemente o Plano de Apoio e Protecção das Minorias Étnicas e Pessoas com Albinismo, por meio de um conjunto de acções concretas para garantir que as mesmas vivam de forma resiliente.
Deu nota positiva ao projecto em curso da construção de habitações, destinada aos membros da comunidade khoisan residente na província do Cuando Cubango, a ser implementado num espaço no município do Dirico.
Realçou que o projecto corresponde às orientações do Executivo, com a apresentação de um projecto concreto que não altera o modo vivendi destas comunidades e garanta a sua continuidade, acrescentando que o projecto incorpora também a construção de infra-estruturas de ensino e educação, bem como hospitalares, para que as famílias tenham o apoio institucional necessário.
Governo aplica 50 mil dólares para apoio à comunidade Khoisan
O Governo do Cuando Cubango aplicou, através de aquisição e distribuição de vários bens essenciais, 50 mil dólares para o apoio social aos membros da comunidade Khoisan, com vista a sua reinserção social.
Conforme o governador José Martins, trata-se da aplicação de recursos de iniciativa do Executivo, cujo programa aprovado de apoio foi dividido em três aplicações, sendo a primeira na ordem de 50 por cento do valor total.
Do montante, detalhou, consta a construção de um aldeamento modelo para a comunidade Khoisan, em casas de tipologias T1 e T2, com material local, e construção de um jango comunitário, equipado com o sistema de TV, alimentado com painéis solares.
Outro 25 por cento do referido valor foi dedicado à aquisição de um quite de sementes e instrumentos de trabalho para apoiar a actividade de prática da agricultura na comunidade Khoisan a nível da província, sendo que a última parcela foi dedicada à aquisição de roupa, cobertores e calçados, para beneficiar os membros. MSM/ALK/FF/PLB