Ondjiva - Mil crianças concentradas nos centros de acolhimento de famílias reassentadas serão assistidas com papas de soja, com a implementação de cinco cozinhas comunitárias.
A acção, a ser desenvolvida pela organização não governamental World Vision, vai auxiliar crianças com desnutrição aguda, moderada e severa, concentradas nas comunas da Cahama, Otchinjau, Calueque e Xangongo (Ombadja) e no Ombwa (Curoca).
Em declarações, esta terça-feira à ANGOP, o coordenador do programa de nutrição da World Vision no Cunene, Armindo Sambambi, disse que o projecto, a ser lançado quarta-feira, no município da Cahama, vai atribuir uma refeição em cinco dias da semana, composta de papa de soja e farinha de milho.
Fez saber que a Cahama é o primeiro município contemplado, devido ao elevado número de casos de desnutrição, enquanto Ombwa beneficia por ser a localidade de proveniência de grande parte das famílias concentradas nos centros de acolhimento.
Arlindo Sambambi disse que inicialmente promoveram educação nutricional, com a utilização de produtos locais para distribuição de alimentos às crianças, mas, com o agravar da situação, iniciaram o processo das cozinhas comunitárias, no sentido de minimizar o elevado índice de desnutrição nas comunidades.
Esclareceu que cada cozinha vai assistir diariamente 200 crianças na faixa etária dos seis meses aos 10 anos.
O programa, tutelado pelas administrações municipais, será complementado com refeições familiares, adiantou.
A implementação do projecto permitiu a criação de 30 novos postos de trabalho, contando com o envolvimento de beneficiários indirectos.
Sem precisar o orçamento, Arlindo Sambambi disse ser um financiamento do Banco Mundial, no âmbito de um projecto de fortalecimento do sistema de saúde, que será executado num período de três meses.
Dados do gabinete da Saúde indicam que, no primeiro semestre de 2021, foram registados três mil 528 casos de desnutrição, com 55 óbitos.