Visita do ministro da Cultura a Sérvia constitui destaque da semana

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 24 Fevereiro de 2024 | 10h49
Ministro da Cultura, Filipe Zau
Ministro da Cultura, Filipe Zau
Francisco Miúdo

Luanda – A visita do ministro da Cultura e Turismo à Sérvia, para o reforço da cooperação nestes ramos, constitui o destaque do noticiário social, que termina neste sábado.

Na ocasião os dois países assinaram um  acordo de cooperação no domínio cultural, no qual priorizam a recuperação e conservação dos sítios históricos culturais.

O memorando foi assinado na cidade de Belgrado, entre o ministro angolano da Cultura e Turismo, Filipe Zau, a vice-primeira-ministra da Sérvia, Ana Bnarbic, e a ministra da Cultura sérvia, Maja Gojkovic.

O mesmo contempla as áreas da arqueologia, cinematografia, direitos de autor e propriedade intelectual e será executado no período de 2024 a 2026.

Na ocasião, o ministro Filipe Zau considerou necessário facilitar a contratação de especialistas arqueólogos para que, no âmbito da elevação de M'Banza Kongo a Património Mundial da Humanidade, prossigam as escavações arqueológicas no local, de acordo com as recomendações da UNESCO.

Nos últimos sete dias, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, disse que as rádios Cacuaco, Viana e Cazenga precisam de ser redimensionadas, em termos de equipamentos, infra-estruturas e de capacitação de quadros.

O responsável ressaltou que estas rádios locais foram redimensionadas há mais de 10 anos, para atenderem uma comunicação de maior proximidade com as comunidades, cobrindo todos os municípios de Luanda.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita aos referidos órgãos, Nuno Caldas considerou fundamental que estas rádios adoptem uma postura  de maior interação e proximidade com os cidadãos, por serem veículos  de transformação, divulgação e formação cultural.

Outro assunto de realce tem a ver com a reunião que o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, manteve com as associações juvenis, no seu primeiro contacto com os jovens, após recente nomeação ao cargo.

Na ocasião, reiterou o compromisso do Executivo em trabalhar com as diferentes associações juvenis do país para dar resposta às principais preocupações desta franja da sociedade.

O encontro serviu para o governante se inteirar das principais preocupações da juventude, tendo afirmado  que serão criados  programas específicos para cada situação que afligir os jovens angolanos.

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, efectuou uma visita de trabalho à província do Cunene, no sentido de avaliar a execução dos projecto ligados ao Plano Integrado de Intervenção no Município (PIIM).

Em declarações à imprensa, Dionísio da Fonseca disse que a visita enquadra-se no plano de acompanhamento das acções do governo provincial no sentido de constatar o grau de evolução de alguns projectos inseridos na carteira PIIM,  sobretudo aqueles ligados ao Ministério da Administração do Território.

Segundo o governante, da avaliação primária dos projectos em curso na sede da província verificou-se alguns constrangimentos na execução da obra de construção da escola de 26 salas de aula, onde denota-se algum atraso por parte do empreiteiro.

 Outro assunto de realce foi a assinatura de um protocolo de cooperação para a melhoria da segurança e protecção dos condutores e passageiros entre o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e a empresa internacional de tecnologia "Yango".

O protocolo visa o reforço da prevenção e combate à criminalidade na capital angolana.

As duas entidades vão trabalhar juntas na melhoria do controlo dos prestadores de serviços de transportes, como na validação dos dados dos condutores, das viaturas e no apoio aos utentes em caso de emergência.

As autoridades policiais vão analisar o registo criminal, carta de condução dos condutores, livrete e título de propriedade dos veículos que usam o aplicativo da Yango na prestação de serviço de transporte.

Na província de Benguela foi lançado o projecto de saneamento inclusivo para as cidades costeiras, com objectivo de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades.

De acordo com a directora Nacional de Águas e Saneamento, Elsa Ramos, o projecto vai abranger as cidades do Lobito, Catumbela, Benguela e Baía Farta.

A responsável informou que o mesmo está orçado em 150 milhões de dólares, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em conjunto com o Africa Growing Togheter Fund e o Governo angolano.

No plano artes, uma exposição de setenta e cinco obras de artistas angolanos está patente,  em Luanda, numa iniciativa do artista Álvaro Macieira.

As obras, expostas no Salão Internacional de Exposições do Museu Nacional de História Natural, pertencem a 50 artistas angolanos e transmitem mensagens de união, coesão e solidariedade.

A amostra terá a duração de seis meses, para maior apreciação dos amantes das artes. LIN/ART



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+