Visita da Vice-Presidente da República à Quiçama constituiu destaque social

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 08 Junho de 2024 | 21h06
Vice-Presidente da República, Esperança Costa
Vice-Presidente da República, Esperança Costa
Clemente dos Santos-ANGOP

Luanda – A visita da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao Parque Nacional da Quiçama constituiu, entre outros, o destaque social da semana que hoje (sábado) termina.

Durante a estada no parque, localizado a 75 quilómetros a Sul da cidade de Luanda, a Vice-Presidente visitou a escola 7008 e realizou um safari, avistando algumas espécies animais.

Na ocasião, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, disse que o Parque Nacional da Quiçama será uma das maiores atracções do turismo nacional, fruto dos investimentos de que beneficiou nos últimos anos.

O parque, com uma área de 9.600 quilómetros quadrados e uma população de cerca de três mil animais, recebeu, nos últimos anos, melhorias de aproveitamento das infra-estruturas e em serviço tecnológicos de fiscalização e vigilância da sua flora e fauna.

Segundo a governante, este trabalho é fruto de uma acção combinada multissectorial, sob incentivo do Presidente da República, João Lourenço.

"Esta acção melhorou a gestão do parque no quadro do seu funcionamento e o empoderamento das comunidades locais, sendo que o desenvolvimento desta área de conservação natural exige acção concertada", explicou a ministra.

Disse que, nos últimos meses, o número de turistas tem aumentado, trazendo mais receitas para os cofres do Estado e alguns benefícios directos para a comunidade local, tal como previsto no Decreto Presidencial 110/24 de 9 de Maio.

Nesta semana, a ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote, defendeu a necessidade de um maior engajamento dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) na implementação das políticas de igualdade do género e promoção da mulher.

A governante manifestou na reunião de ministros responsáveis pelos assuntos de género e promoção da mulher da SADC, que aborda, entre outros temas, os progressos na implementação de programas sobre género e o empoderamento económico das mulheres.

A ministra desafiou cada país da comunidade a renovar as suas acções, no plano jurídico, institucional, económico e social, tendo em conta os objectivos de desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas.

Segundo a responsável, devido as transformações sociais, todos são desafiados a reflectir e trabalhar para alteração do quadro preocupante que as mulheres enfrentam na região, face a problemática da violência moral, física, psicológica, emocional, económica, sexual, bem como o tráfico de seres humanos, com incidência nas raparigas e crianças.

Sobre o assunto, a ministra angolana da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, disse que o progresso lento dos Estados-membros da SADC, na aplicação dos protocolos firmados, inviabiliza o alcance dos objectivos de desenvolvimento até 2030.

A ministra demonstrou preocupação no que toca a execução dos protocolos sobre a elaboração e reforço de leis, políticas e programas específicos para alcançar a igualidade e a equidade de género.

A dirigente falou do não cumprimento das medidas especiais, para eliminação das barreiras que impedem as mulheres de participar, de forma significativa, em todas as esferas da vida e criar um ambiente propício a sua participação.

Nos últimos sete dias, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, reafirmou o compromisso do Governo de garantir que nenhum funcionário público tenha um salário líquido inferior a 100 mil kwanzas, a partir do mês de Junho.

No decreto de 19 de Abril do corrente ano, o Presidente da República, João Lourenço, determinou uma remuneração suplementar de 30 mil kwanzas, a partir do dia 1 de Junho, para os funcionários públicos e agentes administrativos do regime geral da função pública.

Em declarações à imprensa, durante a III reunião do Comité Nacional da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), o responsável referiu que está em curso o processamento dos referidos suplementos para todos os funcionários do regime geral.

Implementados estão igualmente, segundo o secretário de Estado, os exercícios feitos a nível do ensino superior para o incremento de 100% na remuneração dos docentes, dos médicos e dos militares, assim como  do pessoal técnico de saúde militar também beneficiarão de um aumento.

Já o Ministério da Educação, em parceria com a UNICEF, capacitou 420 professores do ensino primário em metodologia da Aprendizagem na Idade Certa (AIC), que laboram nas províncias de Luanda, Huíla, Cunene e Benguela.

A informação foi prestada durante o seminário sobre a modalidade de reforço escolar aprendizagem na idade certa, cuja sessão de abertura foi orientada pelo secretário de Estado para a Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, em representação da ministra Luísa Grilo.

Segundo o secretário, o programa aprendizagem na idade certa traz uma abordagem metodológica inovadora que vai contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem na educação escolarizada.

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, defendeu a necessidade de incrementarem-se as acções de educação, com vista a consciencialização do cidadão sobre os cuidados a ter com o meio ambiente e com a biodiversidade.

Eugénio da Silva  fez este apelo no Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade sobre a Transição Energética ao Serviço de Uma Diversificação Económica Inclusiva e Sustentável,  que durante os  três dias, abordou temas como a  Transição Energética e Educação,  Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior em Angola.

Evento é uma iniciativa do Programa UNI.AO, em colaboração com o  Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) Huíla, com a Universidade Mandume Ya Ndemufayo(UMN) e com o Instituto Superior Politécnico Tundavala(ISPT), e Visa fomentar reflexões sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade.

O secretário destacou que as questões da transição energética e da preservação ambiental não se resolvem apenas com tecnologias inovadoras, nem com profissionais capacitados, mas com a educação dos cidadãos para o cuidado com o ambiente e com a biodiversidade.

O anúncio que a província da Huíla foi contemplada com seis, dos 13, novos cursos de pós-graduação apoiados financeiramente pelo Programa UNI.AO, que aguardam pela aprovação do Ministério de tutela, também fez destaque.

Entre os cursos estão o de especialização em microbiologia e parasitologia, estatística aplicada, o de educação para a Saúde e o de sistema  de informação geográfica aplicada  ao ordenamento e à ecologia.       

Em declarações à ANGOP, à margem da apresentação dos seis novos cursos, o líder da equipa técnica do programa UNI.AO,  Benjamin Buclet, realçou ser um projecto de cursos de curta duração, num período um ano, como  doutoramentos de especialização e mestrados, todos ligadas às áreas que foram identificadas pelas instituições como potencialmente promotoras de diversificação económica.

Estes cursos foram aprovados depois do lançamento de um edital, o segundo do Programa, pelo Ministério do Ensino Superior em 2021, que contemplou 13 especializações de curta duração.

Durante a semana, o Ministério da Saúde, em parceria com a Comissão Instaladora da Sociedade Angolana de Dermatologia e Venereologia (SADV), iniciou uma campanha de rastreio do cancro da pele em pessoas com albinismo, que vai abranger seis províncias de Angola.

A campanha enquadra-se nas actividades do 13 de Junho, dia consagrado à consciencialização do albinismo, e vai abranger, numa primeira fase, as províncias de Luanda, Malanje, Huambo, Huíla, Benguela e Bengo.

Fez manchete a entrega de 617 cadeiras de rodas ao Centro de Medicina Física e de Reabilitação "Princesa Diana" do Huambo, numa acção solidária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, destinada a melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência física, sobretudo, as vítimas de minas e de acidente de aviação.

Foi seguida da entrega de 100 bengalas, igual número de muletas e 50 andarilhos para auxiliar a locomoção de crianças e adultos.

Paralelamente, 25 funcionários do centro, entre técnicos e clínicos, iniciaram uma formação de quatro dias sobre a prescrição, montagem, manutenção, instrução e  avaliação de cadeiras de rodas, promovida pela instituição religiosa, no quadro da boa gestão que se pretende dos meios doados.

Em Luanda, cem crianças do bairro do Camama, município do Talatona, beneficiam de assistência médica e medicamentosa gratuita, no quadro da responsabilidade social da Clínica Amada, segundo o seu director, Jesus Mendoza.

A campanha visa garantir os serviços mínimos de saúde às comunidades e reduzir as enchentes nas unidades sanitárias do município.

Segundo Jesus Mendoza, a campanha, que termina na sexta-feira, inclui consultas, exames médicos, entrega de medicamentos, papas, leite, vitaminas, entre outros suplementos alimentares para crianças diagnosticadas com desnutrição.

No domínio cultural, o músico e escritor angolano Filipe Zau lançou,  em Luanda, o terceiro volume da sua trilogia, intitulada "Do Acto Educativo ao Exercício da Cidadania'".

Na obra, publicada pela Mayamba Editora, o também ministro da Cultura explora temas relacionados com a educação e cidadania, o seu papel na formação de cidadãos conscientes e activos e questiona o estatuto de país lusófono atribuído a Angola.

O autor, que não deixou a música de fora, apresenta aos leitores a exploração de um vasto panorama de estilos musicais e tendências estéticas,  como jazz suave a estilos mais enérgicos, da música clássica à electrónica pulsante, atravessando, inclusive, o folclore, com referência ao popular Man-Ré que, com Ndenge Paz, compunham o Conjunto Riquezas de Angola, nas décadas de oitenta e noventa.

Já o escritor angolano Jeremias Sebastião Manuel lançou, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a obra literária "Nataniela", que destaca a importância da prevenção da malária em Angola.

Segundo o autor, a ideia de redigir o livro, de mais de 100  páginas e 18 capítulos, surge para retratar o drama que as pessoas com malária vivem no país.

A obra, do gênero romance, destina-se à pessoas de diferentes sectores, a quem apela hábitos saudáveis para reduzir os casos de doença no país.

Ainda nesta semana, a escritora moçambicana Paulina Chiziane manifestou o interesse em trabalhar com a editora angolana “Mayamba”, com vista à solidificar a literatura dos dois países.

A escritora visitou a editora, para se inteirar do seu funcionamento, tendo revelado que vai publicar, brevemente, uma obra literária pela Editora Mayamba.

O referido livro será lançado em Julho, com o título “Niketchi”, retratando a história da poligamia.

Além fronteira, o escritor angolano Nituecheni Africano conquistou a 25ª edição do prémio literário FOX USA 2024, nos Estados Unidos da América, com a obra “O Recluso - O Princípio e o Fim de uma Injustiça”.

Os resultados do concurso internacional, com dois escritores africanos, sendo um angolano e outro nigeriano, foram divulgados no domingo, onde Nituecheni Africano superou o seu concorrente directo, com mais de cinco mil votos.

Assim, com o prémio de melhor autor do ano e do livro de Romance Policial, o angolano vai receber 16 mil dólares, para além da publicação e da distribuição de 200 exemplares da sua obra pela sede da Fox Corporation, adaptados pela SECRET FILMS, da Califórnia, Estados Unidos da América.

A entrega oficial do título está marcada para 12 de Agosto próximo, em Midtown Manhattan, nos Estados Unidos. OHA





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

PR regressa ao país

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 17h09

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h46

Moxico mobiliza-se ao Censo de 19 de Setembro

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h38

Incêndio mata uma pessoa e fere outras cinco no Moxico 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h32

+