Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-Presidente da República augura fomento da literacia digital e investigação na CPLP

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 31 Maio de 2023 | 12h25
Vice-presidente da República, Esperança da Costa
Vice-presidente da República, Esperança da Costa
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança Costa, propôs, esta quarta-feira, em Luanda, o fomento da literacia a nível das Tecnologias Comunicação e Investigação Científica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ao discursar na abertura da XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP, Esperança Costa considerou que a educação constitui bases assentes para o desenvolvimento sustentável, nos mais variados domínios dentro da comunidade.

"A CPLP deve, no seu conjunto, continuar engajada nas questões atinentes à educação, sobretudo, uma educação capaz de acompanhar as mutações que se operam no plano das tecnologias", referiu.

Esperança Costa considerou crucial a atenção as posições concertadas de cooperação, para o segmentos específicos da educação, com ênfase para a educação financeira, a educação para a acção climática e a educação para as tecnologias, com forte incidência para a tecnologia digital.

Reconheceu, no entanto, a existência de países dentro da comunidade que estão avançados quanto a essa matéria, podendo estes, no quadro da cooperação mais estreita, contribuírem, em grande medida, para o avanço dos demais.

A Vice-Presidente de Angola reafirmou  ainda a necessidade de se introduzir à iniciação ao cálculo matemático, às línguas e às TICs, sem esquecer a componente da ética, sendo também dado assente que a educação deve estar voltada para a humanização.

Neste quadro, disse que a educação deve estar ao serviço do desenvolvimento, da paz, da harmonia social e da busca de soluções de problemas locais e globais.

Recordou que no âmbito da preocupação de conferir melhor qualidade à educação, foi realizada, em 2022, a II reunião Extraordinária de Ministros da Educação que aprovou o Plano de Acção de Cooperação Multilateral da Educação na CPLP 2022-2024.

Deste plano de acção, Esperança Costa referiu-se a realização, em Dezembro de 2022, do II Seminário da CPLP sobre o Português como Língua Segunda para Professores do Ensino Primário, no primeiro Trimestre de 2023, do I Exercício Conjunto de Práticas Inspectivas da Educação da CPLP, bem como da realização, em Março último, do Seminário de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar da CPLP.

Ao assumir a Presidência Rotativa da CPLP a 17 de Julho de 2021, sublinhou a Vice-Presidente, Angola elegeu o “Reforço da Mobilidade entre os Estados-membros” e uma atenção especial ao sector económico, como temas prioritários da sua presidência, tendo, neste sentido, ratificado o "Acordo de Mobilidade”, olhando, entre outras questões, para as vantagens que confere no campo específico da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores, pesquisadores e cientistas, no quadro do intercâmbio académico.  

No plano específico da educação, avançou que a mobilidade deve ser tida como eixo crítico para potenciar e enriquecer experiências, facilitar o reconhecimento e acreditação mútua de estudos, entre outras vantagens.

Já no quadro das parcerias globais e da operacionalização do Plano de Acção, defendeu  maior aproximação às organizações internacionais especializadas em Educação e às instituições financeiras internacionais, reforçando o multilateralismo para o desenvolvimento inclusivo.

A reunião, que junta os membros da CPLP para a área da educação, decorre sob tema, “Promoção da Cooperação Educacional com vista à Transformação dos Sistemas Educativos na comunidade”.

O certame visa  proceder a avaliação do Plano de Acção de Cooperação Multilateral em Educação na CPLP 2022-2024, efectuar o lançamento oficial da Iniciativa “Escolas Amigas da CPLP”, assim como promover a cooperação entre a CPLP e Organizações Internacionais com realce para a UNESCO.

Durante o encontro, os ministros da educação da CPLP, vão prestar especial atenção ao contexto mundial e buscarem, por via de troca de experiências sobre acções de cooperação bilateral, promover o multilateralismo.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fundada a 17 de Julho de 1996, é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objetivo é o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros". ANM/ART


 



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+