Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, reafirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo em atender às principais preocupações da juventude.
Bornito de Sousa, que falava à imprensa, no final de uma visita de trabalho ao Instituto Angolano da Juventude (IAJ), referiu que algumas tarefas são encaradas como prioritárias, mormente as do sector da educação e formação de jovens, por darem a estes acesso a um conjunto de elementos para a vida e para o desenvolvimento do país.
“É através do estudo e da formação que lhes permitirá enveredar para o emprego e iniciativas de empreendedorismo, dando acesso à melhoria das condições sociais, culturais e segurança alimentar”, disse o Vice-Presidente.
Destacou, por outro lado, o contributo da juventude no desenvolvimento do país.
Por sua vez, a ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula Sacramento, considerou imperioso que os jovens saibam aproveitar as oportunidades oferecidas, para uma maior participação no desenvolvimento do país.
"Vamos continuar a trabalhar e dar voz aos jovens. Ainda neste mês, vamos premiar os jovens de mérito, pois é com essas acções que se conseguiu mostrar a outros jovens que se chegar à excelência é contribuir com o desenvolvimento do país", reforçou.
Por sua vez, o director-geral-adjunto do IAJ, Arsénio Satyohamba, explicou que a instituição tem programas internos e transversais como o Plano Integral do Desenvolvimento da Juventude, com eixos na inserção dos jovens na vida activa, o programa de orientação económica para os jovens (Proej), destinado ao reforço da capacidade institucional das associações e organizações juvenis com a formação dos líderes, apoio financeiro e metodológico, bem como a linha de crédito (Projovem).
O Instituto Angolano da Juventude é uma instituição pública criada por Decreto Presidencial nº309/14, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com a incumbência de operacionalizar as políticas públicas para a juventude.