Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, valorizou a iniciativa solidária da Associação de Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (APDPT), por promover ideias inovadoras de crianças e jovens.
Bornito de Sousa, que falava na cerimónia de empossamento dos membros de direcção da referida associação, felicitou os mentores do projecto pela importância que atribuem à partilha, união, ao trabalho em equipa, a criação de sinergias e a interacção.
Conforme Bornito de Sousa, as variáveis mencionadas são como um indicador que reflecte a solidariedade.
Para Bornito de Sousa, ao propor-se estimular a formação, informação e apoio técnico aos petizes e jovens em idade escolar, com ideias inovadoras e com potencial para fazer a diferença no mundo empresarial, posiciona-se como uma peça importante na dinamização do chamado terceiro sector.
Adiantou que há muito que se faz sentir a necessidade de um terceiro sector mais actuante em Angola, referindo-se ao segmento onde actuam na base da solidariedade e do voluntariado das organizações que não são o Estado (primeiro sector) e nem visam, essencialmente, o lucro (segundo sector).
"Numa altura em que o país vive um processo de reformas profundas, é preciso um sector solidário forte que se ocupe de proporcionar para a sociedade as condições necessárias para o desenvolvimento social e a consolidação de valores de cidadania e humanismo", sublinhou.
Bornito de Sousa frisou a importância de países como Angola começarem o quanto antes a reformar os seus sistemas educativos, modernizando-os e universalizando-os para que as crianças locais tenham a oportunidade de aceder a uma educação de alta qualidade.
Já o presidente da PDPT, Pedro Godinho, afirmou que se trata de um momento ímpar, por criar sinergias entre diferentes forças da sociedade, maximizando a utilização das competências das crianças e dos jovens, assegurando que tenham acesso e conheçam a tecnologia, os valores éticos, morais e o sentido de nação para o desenvolvimento das famílias, da sociedade e do país.
Na sua visão, a maior riqueza de um país e o seu povo é investir nos recursos humanos, fundamental para garantir o sonho de qualquer país em relação à prosperidade e ao desenvolvimento.
A Associação Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (APDPT) visa criar parcerias com instituições académicas, diplomáticas, eclesiásticas, fundações e empresas nacionais e internacionais dentro do seu programa de responsabilidade social corporativo para garantir suporte a formação de crianças e jovens talentosos a serem descobertos no país.
A intenção é buscar fazer com que estes dêem uma melhor e maior contribuição para o desenvolvimento de Angola.