Luanda – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participou esta quarta-feira, em Luanda, na cerimónia de despedida do núncio apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari.
O acto decorreu na paróquia católica da Sagrada Família, local escolhido para Dom Giovanni Gaspari, que vai cumprir uma nova missão na Coreia do Sul e Mongólia, despedir-se dos angolanos.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, das vice-presidentes do MPLA, Luísa Damião, e da UNITA, Arlete Liona Chimbinda; do antigo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e de membros do corpo diplomático acreditado no país.
Ao intervir na celebração, o núncio exprimiu sentimentos de gratidão pelo tempo que conviveu com os angolanos ao longo de quase quatro anos.
Disse que foi testemunha do caminho e acontecimentos que marcaram a igreja em Angola e em São Tomé e Príncipe, tornando-se numa oportunidade para tomar consciência dos desafios que o mundo de hoje enfrenta.
Conforme o religioso, servir como representante do Papa em Angola foi um grande “dom” que ficará gravado para sempre em seu coração e mente, porquanto servir o povo constituiu um motivo de enriquecimento humano e espiritual.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse que o prelado deixa um grande legado de fé e amor na igreja.
Acrescentou que o núncio exerceu um papel preponderante como parceiro do Estado.
Na ocasião, o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, agradeceu o trabalho feito nos dois países.
Destacou o empenho do religioso na união da igreja e dos irmãos, bem como no crescimento do Evangelho Católico nesses dois países.
Dom Giovanni Gaspari nasceu aos 6 de Junho de 1963 em Pescara, Itália, e foi ordenado sacerdote a 4 de Julho de 1987 e incardinado na Arquidiocese de Pescara – Penne. É doutorado em Direito Canónico, depois de ser admitido na Pontifícia Academia Eclesiástica para a formação no serviço diplomático da Santa Sé.
Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé no dia 1 de Julho de 2001 e serviu as missões diplomáticas pontifícias no Irão, na Albânia, no México e na Lituânia. É fluente em italiano, inglês e espanhol.
O Papa Francisco nomeou, a 21 de Setembro de 2020, Dom Giovanni Gaspari como o novo núncio apostólico (representante do Estado do Vaticano) em Angola e São Tomé.
Na sequência, o núncio foi ordenado com o título de arcebispo a 17 de Outubro de 2020.
Em Março último, o Papa indicou o arcebispo Giovanni Gaspari como núncio apostólico na Coreia do Sul e na Mongólia, em substituição de Dom Alfred Xuereb. SJ/OHA