Menongue – A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, reiterou hoje, segunda-feira, em Menongue, o compromisso do governo em promover acções de inclusão social e assistência às pessoas vulneráveis.
Helena Chimena reassumiu este compromisso na Conferência Provincial da Acção Social, decorrida sob o lema “Reforcemos a intervenção integrada da acção social, visando a melhoria da qualidade de vida dos angolanos”.
Na ocasião, a vice-governadora destacou que o Governo Angolano, comprometido com a causa de protecção social e com vista a estabelecer políticas mais inclusivas, rectificou, através dos seus órgãos competentes, todas as cartas e convenções internacionais sobre a protecção social.
Lembrou que o objectivo da assistência social é garantir a protecção dos cidadãos sem distinção, visando apoiar indivíduos, famílias e as comunidades a lidarem com as suas várias dificuldades diária, por meio dos serviços, benefícios e programas apropriados.
Helena Chimena deu a conhecer que, desde 2013, depois da realização da primeira conferência nacional, o governo tem experimentado vários programas, acções e estratégias cuja finalidade está versada sobre a integração e assistência social inclusiva dos angolanos.
“Há registos assinaláveis e resultados animadores dos vários programas em curso, com resultados que concorrem para a inclusão e erradicação da extrema pobreza, com destaque para o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza que tem contribuído na inclusão produtiva dos ex-militares, empoderamento da mulher e fomento do auto-emprego”, salientou.
A responsável reconheceu haver, ainda, muito trabalho para atingir os níveis desejados de intervenção e protecção social, apelando, por isso, a todos os actores sociais a união de sinergias para que possam intervir a curto, médio e longo prazo no árduo trabalho de erradicação da pobreza.
O evento, que juntou membros do Governo do Cuando Cubango, os órgãos de defesa, segurança e ordem interna, autoridades tradicionais e líderes religiosos, analisou, entre outros assuntos, a actual situação de protecção social de pessoas vulneráveis e a promoção da acção social. MSM/JSV/ALH