Uíge - A Vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Domingos, pediu, esta sexta-feira, maior colaboração da igreja na sensibilização das mulheres a apostarem mais na agricultura familiar.
A aposta das mulheres na agricultura familiar garante o sustento das suas famílias, bem como a formação dos filhos, justificou a responsável na abertura da jornada provincial Março Mulher.
Disse constar das preocupações do governo local, a criação e melhoria de políticas para inserção das mulheres na vida social.
A actividade foi antecedida por uma missa, orientada pelo padre Alberto Canda. Durante a homília, o prelado condenou os actos de violência doméstica, abuso sexual, abandono dos lares, entre outros males que enfermam a sociedade.
Por sua vez, a directora provincial dos antigos Combatente e Veteranos da Pátria, Maria Odete Ferreira, que dissertou a palestra sobre o “ Papel da mulher na preservação da paz, na família e na comunidade”, referiu que a mulher sempre lutou ao lado do homem durante o período de libertação de Angola.
Segundo o programa, a jornada Março Mulher, que se estende até ao dia 31 de Março, visa estabelecer as conquistas alcançadas pelas mulheres diante dos desafios da globalização, homenagear as mulheres como símbolo de resiliência, orgulho e firmeza, incentivar a jovem rapariga ao investimento, promover uma ampla sensibilização na participação activa da mulher na economia formal, entre outros desafios. EPP/JAR