Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-governadora no Cuando Cubango enaltece papel do PR na emancipação da mulher

     Sociedade              
  • Cubango • Sexta, 08 Março de 2024 | 15h00

Menongue – A vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, enalteceu, nesta sexta-feira, o papel do Presidente da República, João Lourenço, na luta contínua pela emancipação dos direitos da mulher e do seu  empoderamento.

A vice-governadora discursava no acto provincial do 8 de Março, consagrado Dia Internacional da Mulher, que se assinala sob lema “ Investir nas mulheres, acelerar o progresso socioeconómico do país”.

 Helena Chimena sublinhou que, fruto desta entrega do Presidente da República à causa da mulher, o Executivo tem gizado um conjunto de acções e medidas assertivas que visam a emancipação da mulher na conquista pela liberdade e garantia dos seus direitos.

Reconheceu, igualmente, o contributo da mulher no desenvolvimento económico, cultural e a sua participação activa na vida política e governativa, bem como no trabalho dos direitos sociais consubstanciados no combate à discriminação.

Conforme a vice-governadora, nesta contínua luta, as mulheres prestam os seus grandes saberes na agricultura, ciência, tecnologia, política, saúde, educação, na promoção do direito da garantia e liberdade fundamental, na defesa e segurança, bem como na manutenção e consolidação da paz.

Helena Chimena defendeu que o empoderamento permite mais aceitação das mulheres na sociedade, tendo, por isso, incentivando-as a árdua aposta na formação académica e profissional, pelo facto do mercado do trabalho estar cada vez mais exigente.

A vice-governadora admite que, apesar deste crescimento, muito trabalho tem de ser feito, principalmente o virado para a violência doméstica, a exploração sexual e a descriminação que muitas mulheres ainda sofrem.

Informou, na ocasião, que no Cuando Cubango várias acções estão a ser desenvolvidas em torno do empoderamento da mulher rural, através da constituição de cooperativas de mulheres jovens para o fomento da agricultura familiar, com resultados já visíveis, fruto da comercialização de produtos do campo no mercado local, reduzindo assim a escassez da cesta básica. LMZ/ALK/FF/PLB





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola regista redução da taxa de letalidade da cólera

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+