Menongue - A vice-governadora da província do Cubango para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, aferiu hoje, sábado, o estado dos nove feridos internados no Hospital-Geral do Cubango, vítimas de um acidente de viação, ocorrido esta sexta-feira, que causou a morte de duas pessoas.
Trata-se de três acidentados em estado crítico, um dos quais um menor de idade, três graves e quatro ligeiros.
O acidente do carro de marca Hiace, que fazia serviço de táxi, aconteceu a sete quilómetros da cidade de Menongue, capital do Cubango, por volta das 16 horas na Estrada Nacional 280.
Uma testemunha do acidente, identificada por Maria Fernanda, que vinha do Lubango, capital da Huíla, onde passou a quadra festiva com dois filhos, destes uma menor de dois anos, e o marido, todos com ligeiros ferimentos, disse que o motorista, que teve graves ferimentos, provocou o acidente por excesso de velocidade, apesar dos conselhos dos passageiros.
A vítima descreve que, fruto do excesso de velocidade, um dos pneus estoirou, o que provocou o capotamento da viatura e danificado quase toda a sua estrutura.
O médico clínico do referido hospital, Edson Sambambi Mário, informou que, uma das vítimas, um cidadão que aparenta ter 28 anos de idade, teve a sua morte no local do acidente e o rapaz de 4 anos morreu no hospital, depois de ter sido submetida, no bloco operatório, a uma cirurgia por traumatismo crânio -encefálico. ALK/FF