Cuito - A vice-governadora do Bié para os sectores político, social e económico, Alcida de Jesus Sandumbo, apelou hoje à população desta região a unir forças, no sentido de contribuir no crescimento das comunidades.
A vice-governadora falava no acto da apresentação pública do primeiro administrador municipal da Chipeta, Abreu Mayaya Baptista, evento que marcou ainda, formalmente, a institucionalização desta antiga comuna de Catabola, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa.
Alcida de Jesus Sandumbo frisou que, neste momento, o Executivo angolano está empenhado em melhorar as condições sociais das populações, com a implementação de vários programas, daí urge a necessidade do reforço da colaboração da população, para o crescimento dos novos municípios.
No entanto, o administrador municipal da Chipeta, Abreu Mayaya Baptista, na apresentação das suas linhas de forças, salientou que, numa primeira fase, vai trabalhar no ordenamento da circunscrição, de forma que as acções programadas abrangem totos os habitantes.
A reparação das estradas que liga a sede municipal, assim como a construção e reconstrução de pontes e pontecos, para melhorar a circulação de pessoas e bens e escoamento de produtos do campo, constam da prioridades de Abreu Mayaya Baptista.
Depois da Chipeta, a vice-governadora rumou para o Chinguar, onde apresentou a nova administradora municipal, Elizabeth Ludmira Mualunga, que substituiu Ângela Ucueianga.
No acto, a nova gestora desta municipalidade, Elizabeth Ludmira Mualunga, disse que durante o seu reinado vai trabalhar para impulsionar a agricultura, sobretudo na produção da batata rena e trigo, milho, feijão, soja, batata doce e hortaliças diversas.
Pretende ainda potenciar as mulheres de vários estratos sociais para o agronegócio, para gerar renda familiar, de forma a contribuirem na diversificação da economia.
Com a implementação da nova Divisão Político-Administrativa, a província do Bié passou de nove para 19 municípios. AS/PLB