Dundo – O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas da província da Lunda Norte, Lino Dos Santos, apelou esta terça-feira, os profissionais da Comunicação Social no sentido de continuarem comprometidos com a consolidação da democracia, da paz, da estabilidade social e política, no exercício da profissão.
Numa mensagem enviada aos órgãos de Comunicação Social, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que hoje se assinala, Lino Dos Santos apelou aos jornalistas a exercerem a profissão com rigor, isenção, pluralidade e imparcialidade, buscando sempre o contraditório.
Aconselhou aos jornalistas a evitarem conteúdos que provocam instabilidade política, a desobediência civil, a calúnia e a divisão entre os angolanos.
Disse ser necessário que os profissionais assumam o papel de pacificadores, sobretudo em períodos eleitorais, evitando a divulgação de discursos que ferem os princípios da democracia.
O 3 de Maio, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1993, tornou-se num momento propício para que as sociedade discutam e possam adoptar mecanismos voltados à promoção e preservação da liberdade de imprensa e à universalização do acesso à informação.