Dundo - O vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas da província da Lunda Norte, Domingos Dala, incentivou esta terça-feira, a promoção de formações contínuas para os jornalistas, visando a melhoria da qualidade dos conteúdos, sobretudo económicos.
O responsável fez este apelo na abertura do seminário sobre “Seguros e fundo de pensões” , promovido pela Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), sublinhando que a formação contínua dos profissionais da Comunicação Social deve ser constituir prioridade dos órgãos e dos seus parceiros (associações e sindicatos). para a elevação dos seus conhecimentos em várias matérias.
“Os profissionais da Comunicação Social, precisam estar munidos de conhecimentos básicos em várias matérias para que antes de divulgarem uma matéria tenham a capacidade de interpretar, analisar e compreender, tendo e conta a sua responsabilidade de informar com lisura e isenção, facilitando a compreensão dos leitores, rádio-ouvintes, internautas e telespectadores”, frisou.
Por outro lado, apelou aos participantes no sentido de aproveitarem ao máximo os conhecimentos transmitidos, a fim de elevarem os conhecimentos sobre a importância dos seguros e fundo de pensões e, posteriormente facilitarem a compreensão do público sobre esta matéria, através dos conteúdos a serem veiculados nos diferentes órgãos.
Por sua vez, o presidente da AJECO, José João Joaquim, disse que o seminário visa elevar o nível de conhecimento de determinadas matérias sobre o mercado dos seguros e assegurar o grau de literacia dos jornalistas sobre esta matéria.
Acrescentou que a formação enquadra-se no plano de ação da AJECO, cujo objectivo é de estimular os jornalistas a desempenharem um papel fundamental e influenciar de forma positiva o empresariado local aproveitar a oportunidade de negócio no mercado de seguros em Angola.
Para o responsável, o jornalismo econômico é um instrumento fundamental na construção de pontes e plataformas de entretenimento entre os vários autores, no livre exercício da actividade ou na divulgação da teoria económica.
A Associação dos Jornalistas Económicos de Angola foi fundada a 12 de Agosta de 1996, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos , apátrida e dotada de personalidade jurídica.
A AJECO tem como missão promover e reforçar a notoriedade positiva e reputação dos seus membros assim como incentivar e divulgar a informação económica de Angola e do resto do mundo. JVL/HD